Written by 07:42 Cultura, Música, Notícias Views: 23

Festival Sol Forró inicia festejos juninos em Pernambuco

Largando em disparada, à frente dos tradicionais polos do ciclo junino do Estado, a praia de Itapuama será palco do maior evento pré-junino.

Foto de show de uma das edições do Festival Sol Forró.

Um dos maiores eventos culturais e sustentáveis realizados em Pernambuco acontecerá nos próximos dias 27 e 28 de abril, na beira-mar do litoral do Cabo de Santo Agostinho.

A 3ª edição do Festival Sol Forró contará com mais de 20 horas de música, entre artistas regionais, grupos de cultura popular, trios pé-de-serra, encontro de sanfoneiros e DJs.

Algumas das atrações confirmadas para esta edição são: Geraldinho Lins, Nádia Maia, Trio Nordestino, Petrúcio Amorim, Josildo Sá, Benil e Dudu do Acordeom.

O palco da festa será na praia de Itapuama.

Cerca de 200 mil pessoas devem passar pelo evento, nos dois dias de programação.

A produção e realização é da AR2 Produções e Eventos, e conta com apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

Quem for prestigiar o festival vai se surpreender com a grande estrutura montada no local.

Além de espaços temáticos e opções de passeios turísticos na praia de Itapuama, o público poderá contar com a acessibilidade em todas as áreas do Sol Forró, inclusive com distribuição gratuita de protetores auriculares para pessoas com transtorno do espectro autista.

Os shows também terão tradução simultânea de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Visando enaltecer o ritmo do forró, tradição cultural declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival abre os caminhos para as festividades juninas do Estado e aumenta a expectativa para sua terceira edição.

“O Sol Forró veio crescendo a cada ano e, em 2024, é esperado o maior público que já tivemos. Isso demonstra que a nossa cultura é forte e precisa ser cada vez mais valorizada. Cabe acrescentar que este festival também vai atrair mais investimento, movimentando várias áreas de serviços de nossa cidade, e, assim, aquecendo a economia local”, explica um dos idealizadores e coordenador do festival, o cantor e compositor Roberto Cruz.

Uma importante marca do festival é a sustentabilidade.

Buscando garantir a preservação ambiental da faixa da orla da praia, a organização vai disponibilizar lixeiras de coleta seletiva.

Orientadores, contratados pelo evento, vão estar espalhados pelo local, distribuindo orientações à população sobre os cuidados com a preservação ambiental.

Todo o lixo produzido durante a festa, será encaminhado para uma cooperativa de catadores de recicláveis, da própria cidade.

Ainda na agenda ambiental, será feito o plantio de árvores durante os dois dias de evento, garantindo a sustentabilidade e o futuro ambiental.

Quem circular pelo festival, além de dançar e curtir a programação cultural, poderá conhecer e consumir produtos locais que serão comercializados na praça de alimentação e barracas de artesanato, instaladas na própria área do evento.

O evento é gratuito, e conta com apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

(Visited 23 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo