Créditos das fotos: Mateus Amorim
Mesmo com campanhas regulares e grande mobilização em datas pontuais, a escassez de sangue continua sendo um problema recorrente nos bancos de sangue brasileiros.
No momento, o GSH Banco de Sangue de São Paulo opera com os estoques 70% abaixo do ideal e faz um apelo à população: todos os tipos sanguíneos são necessários com urgência.
Hoje, a instituição conta com reservas para somente 6 dias de atendimento, quando o recomendado são 18 dias de cobertura, o que pode comprometer o atendimento a procedimentos médicos e hospitalares que não podem ser interrompidos.
Segundo especialistas da instituição, a falta crônica de sangue tem múltiplas causas e se agrava pelo descompasso entre doações e demandas médicas.
“É uma conta que não fecha. Os hospitais funcionam 24 horas, todos os dias, com cirurgias de alta complexidade, procedimentos eletivos e atendimentos de emergência, como os inúmeros acidentes de trânsito registrados diariamente”, explica Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue de São Paulo.
Além disso, doenças sazonais como gripes e resfriados tornam muitos doadores temporariamente inaptos, enquanto a correria do cotidiano faz com que a doação acabe sendo adiada ou esquecida por grande parte da população.
Atualmente, o banco de sangue recebe entre 35 e 50 doações por dia, quando o necessário seria ao menos 160 doações diárias para manter os estoques em níveis minimamente seguros.
“Estamos enfrentando um momento extremamente delicado. Por isso, é fundamental que os doadores habituais retornem e que novos voluntários se conscientizem da importância desse gesto. Doar sangue é um ato simples, rápido, seguro e salvam vidas”, reforça Janaína.
As doações podem ser feitas diariamente, inclusive aos sábados, domingos feriados, das 7h às 18h, no GSH Banco de Sangue de São Paulo, localizado na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar a partir de 50 kg;
- Não ter usado bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos.
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não usar insulina.
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.