Written by 07:34 Cultura, Notícias, TV, Filmes e Séries Views: 7

Cinemateca Brasileira exibirá o filme O Menino da Porteira

Exibição faz parte de programação gratuita da mostra Porteira do Mundo: a Música Caipira no Cinema Brasileiro que destacará filmes clássicos da música caipira.

Cena do filme O Menino da Porteira com Daniel e João Pedro Carvalho.

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, a Cinemateca Brasileira apresentará a mostra Porteira do mundo: a música caipira no cinema brasileiro, com curadoria de Samuel Marotta.

A mostra irá reunir uma importante tradição cinematográfica: filmes que têm em sua origem o universo musical caipira e sertanejo.

Trata-se de um conjunto secular, porém esquecido, uma vez que vários dos filmes não são exibidos há décadas, embora tenham gozado de grande popularidade, como, por exemplo, o filme Lá no Meu Sertão (1963), de Eduardo Llorente, com Tonico e Tinoco.

Assim como Tonico e Tinoco, outros cantores e cantoras da música caipira brilharam em centenas de filmes: Milionário e José Rico, Inezita Barroso, Léo Canhoto e Robertinho, Chitãozinho e Xororó, Tião Carreiro.

Estaríamos diante de um gênero cinematográfico?

A mostra tentará responder esta pergunta junto ao público e, ao mesmo tempo, pretende ressaltar a importância de se voltar a estes filmes.

O evento será aberto com uma conversa entre o curador Samuel Marotta e o diretor do filme O Menino da Porteira (2009), Jeremias Moreira Filho, no dia 31 de maio, às 19h.

O debate será gravado e transmitido ao vivo no YouTube da Cinemateca Brasileira.

Além do filme O Menino da Porteira a mostra ainda exibirá Lá no Meu SertãoÉ Proibido Beijar (1954), Ângela (1951), e 2 Filhos de Francisco (2005).

O jornalista e escritor José Hamilton Ribeiro metaforiza em seu livro Música Caipira, as 270 maiores modas de todos os tempos, que a música sertaneja é um armário cheio de gavetas.

Em uma dessas gavetas está a música caipira.

Porteira do mundo: a música caipira no cinema brasileiro é uma iniciativa para que se abra mais uma gaveta.

A programação é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão.

(Visited 7 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo