Written by 07:30 Cultura, Entretenimento e Esporte, Notícias Views: 24

Ananda Botelho Mendes leva o Fado à Tijuca

A cantora apresentará a delicadeza do gênero português no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na cidade do Rio de Janeiro.

Banner de divulgação do show de Fado.

Uma das raríssimas brasileiras atuantes como fadista e única mulher ativa na guitarra portuguesa no Brasil, a carioca Ananda Botelho Mendes já havia passado por diversos estilos e lançado o seu primeiro álbum, Força da Natureza (composto, editado e coproduzido por ela própria), quando se lançou fervorosamente à missão de recolocar o fado no mapa cultural do Rio de Janeiro.

Desde então ela protagoniza um resgate da canção lisboeta nos quatro cantos da cidade e expande seu percurso Brasil afora.

Ananda Botelho resgata raízes e brinca com arquétipos, tanto do universo fadista, quanto do imaginário carioca, sob uma pesquisa séria e apaixonada.

Assim ela segue contando e cantando uma história muito familiar à alma brasileira.

Agora, a fadista se prepara para apresentar o repertório do show Fado Mulher, que a consolida como uma das raras brasileiras especializadas na canção lisboeta, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, no coração do seu bairro, a Tijuca.

Em show único no dia 31 de maio, sexta-feira, a fadista do Rio revive clássicos da música portuguesa que marcaram época nas vozes de grandes intérpretes como Amália Rodrigues, Ângela Maria e Francisco José.

Mais da cantora

Crédito: Alexandre Araujo

Em dezembro de 2020, Ananda foi uma das 12 finalistas no Festival de Música da Prefeitura de Fortaleza defendendo o fado brasileiro Eterna Espiral e, em entrevista à TV Terra do Sol, recebeu o epíteto A Carioca do Fado.

Já em agosto de 2021, a fadista lançou Navegante, sendo a vencedora do 2º lugar no Festival da Canção de Mariana–MG.

No ano seguinte, lotou a casa de fados Maria Lisboa, em Porto Alegre, em sua primeira visita à cidade.

Ainda em 2022, ela fez sua primeira visita a Portugal, atuando nas principais casas de fado como a Tasca do Chico, a Mesa de Frades, o Café Luso e o Faia, se apresentando junto a grandes nomes como Lenita Gentil, Pedro Moutinho e o mestre António Rocha.

Na ocasião da XIV Festlip (Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa), Ananda foi a artista escolhida para cantar o hino nacional brasileiro na abertura do evento, no Teatro Firjan, com o tempero fadista que lhe é tão próprio.

Levada para São Paulo pelo famoso guitarrista Wallace Oliveira, a carioca apresenta-se periodicamente em SP, repetindo a aclamação do público e estrelando noites portuguesas, geralmente com reservas esgotadas uma semana antes das apresentações.

E no dia 31 de maio de 2024, você não pode perder a presença insuperável da cantora no Centro da Música Carioca Artur da Távola na Tijuca.

(Visited 24 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo