Uma das raríssimas brasileiras atuantes como fadista e única mulher ativa na guitarra portuguesa no Brasil, a carioca Ananda Botelho Mendes já havia passado por diversos estilos e lançado o seu primeiro álbum, Força da Natureza (composto, editado e coproduzido por ela própria), quando se lançou fervorosamente à missão de recolocar o fado no mapa cultural do Rio de Janeiro.
Desde então ela protagoniza um resgate da canção lisboeta nos quatro cantos da cidade e expande seu percurso Brasil afora.
Ananda Botelho resgata raízes e brinca com arquétipos, tanto do universo fadista, quanto do imaginário carioca, sob uma pesquisa séria e apaixonada.
Assim ela segue contando e cantando uma história muito familiar à alma brasileira.
Agora, a fadista se prepara para apresentar o repertório do show Fado Mulher, que a consolida como uma das raras brasileiras especializadas na canção lisboeta, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, no coração do seu bairro, a Tijuca.
Em show único no dia 31 de maio, sexta-feira, a fadista do Rio revive clássicos da música portuguesa que marcaram época nas vozes de grandes intérpretes como Amália Rodrigues, Ângela Maria e Francisco José.
Mais da cantora
Em dezembro de 2020, Ananda foi uma das 12 finalistas no Festival de Música da Prefeitura de Fortaleza defendendo o fado brasileiro Eterna Espiral e, em entrevista à TV Terra do Sol, recebeu o epíteto A Carioca do Fado.
Já em agosto de 2021, a fadista lançou Navegante, sendo a vencedora do 2º lugar no Festival da Canção de Mariana–MG.
No ano seguinte, lotou a casa de fados Maria Lisboa, em Porto Alegre, em sua primeira visita à cidade.
Ainda em 2022, ela fez sua primeira visita a Portugal, atuando nas principais casas de fado como a Tasca do Chico, a Mesa de Frades, o Café Luso e o Faia, se apresentando junto a grandes nomes como Lenita Gentil, Pedro Moutinho e o mestre António Rocha.
Na ocasião da XIV Festlip (Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa), Ananda foi a artista escolhida para cantar o hino nacional brasileiro na abertura do evento, no Teatro Firjan, com o tempero fadista que lhe é tão próprio.
Levada para São Paulo pelo famoso guitarrista Wallace Oliveira, a carioca apresenta-se periodicamente em SP, repetindo a aclamação do público e estrelando noites portuguesas, geralmente com reservas esgotadas uma semana antes das apresentações.
E no dia 31 de maio de 2024, você não pode perder a presença insuperável da cantora no Centro da Música Carioca Artur da Távola na Tijuca.