Written by 10:40 Governança e Pautas de impacto social, Matérias do Folk Views: 3

SPED oferece bolsa de R$ 15 mil em residência artística

Programa promove criação inédita e troca pedagógica entre artistas convidados e estudantes dos cursos regulares da São Paulo Escola de Dança.

Cena de um espetáculo do SPED.

Crédito da foto principal: Iari Davies/Acervo SPED.

A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, abriu processo seletivo para a primeira edição da Residência Artística de 2026, com bolsa-residência de R$ 15 mil.

O artista, grupo ou companhia selecionado terá que produzir uma apresentação inédita e compartilhar seus conhecimentos e metodologias de criação com os estudantes dos Cursos Regulares da SPED.

As inscrições são direcionadas somente para artistas ou companhias com pessoa jurídica até 19 de fevereiro, pelo site da instituição.

Essa é a 1ª Residência Artística de 2026, com atividades de 9 a 25 de março, sendo os dois últimos dias reservados para duas apresentações abertas ao público.

O projeto tem como objetivo levar novos olhares sobre a dança aos estudantes.

Além disso, a escola também dá a oportunidade da companhia ou artista se aprofundar em sua pesquisa em um local equipado e preparado para recebê-lo.

É necessário que a proposta para a Residência corresponda ao módulo pedagógico atual da escola, que trata sobre espaços não convencionais e apropriação, contaminação e autoria.

A seleção é realizada pela avaliação da proposta, do histórico do proponente e da viabilidade do plano.

“Buscamos conectar projetos artísticos consistentes ao processo de formação dos nossos estudantes. É nesse encontro entre criação, troca e escuta que a arte se fortalece, se torna mais relevante e amplia sua capacidade de tocar e encantar diferentes públicos”, afirma Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança.

Sobre a São Paulo Escola de Dança

A São Paulo Escola de Dança é um espaço de escuta, criação e transformação criado em 2021 pelo Governo do Estado de São Paulo.

O espaço é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista e escritora, cuja trajetória traduz o espírito integrador que move a Escola.

Comprometida com a construção do conhecimento por meio da dança e de seus múltiplos diálogos com outras linguagens artísticas, a SPED é um território onde a arte pulsa, os saberes se entrelaçam, cada corpo encontra voz e pertencimento e a formação técnica caminha lado a lado com a escuta atenta às diferenças.

Sobre Inês Bogéa

Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto.

Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais.

É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social.

Também é colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna Dança em Diálogo, já na área acadêmica, leciona na USP e na FURB e foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural.

Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.

Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.

(Visited 3 times, 3 visits today)
Close