No mês em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, o GSH Banco de Sangue de São Paulo promove a campanha Viva a Vida — Transformando Solidariedade em Esperança, cujo objetivo é homenagear os doadores regulares e incentivar novas pessoas a aderirem a esse ato de amor e cidadania.
De acordo com o Dr. Leandro Felipe Figueiredo Dalmazzo, vice-presidente médico do Grupo GSH, a campanha reforça o papel fundamental dos doadores regulares.
“Procuramos sempre trabalhar temas atuais na campanha Novembro Vem Doar, que já se tornou uma tradição no Grupo GSH. Neste ano, queremos valorizar ainda mais a vida e mostrar que gestos solidários, como a doação de sangue, podem mudar o destino de muitas pessoas. Cada doador acaba se transformando em um agente de esperança”, destaca Dr. Leandro.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 1,4% a 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, ou seja, de 14 a 18 pessoas a cada mil habitantes.
Esses parâmetros seguem de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, que indica de 1% a 3% da população.
Porém, o Ministério da Saúde incentiva que esses índices sejam maiores para que se atinja um equilíbrio nos estoques sanguíneos pelos bancos de sangue do país.
Mais do que uma ação de conscientização, a campanha traz histórias reais de quem faz da doação de sangue um hábito transformador, pessoas que entenderam que um gesto simples pode significar a continuidade da vida de muitos pacientes.

Um desses exemplos é o de Rafael Henrique Bernardes (foto abaixo), 42 anos, que relata:
“A primeira vez que doei foi em uma campanha da escola de uma amiga. Gostei da experiência, mas só voltava a doar quando alguém precisava. Depois, na minha academia de jiu-jitsu, começamos a fazer campanhas duas vezes por ano, e os enfermeiros me explicaram sobre a doação de plaquetas. Desde então, não parei mais. Todo mês estou no banco de sangue fazendo minha doação.”
“O que eu diria para as pessoas é: não esperem ninguém próximo precisar para doar. É uma corrente do bem. Com uma única doação, você ajuda até quatro pessoas, além de sair leve, feliz e com a consciência tranquila por saber que fez algo realmente importante”, finaliza Rafael.
Reconhecimento a quem salva vidas
De 24 a 30 de novembro (ou enquanto durarem os estoques), os doadores que comparecerem ao GSH Banco de Sangue de São Paulo serão recebidos com uma ambientação especial e receberão um mimo temático, alusivo à campanha.
A ação também busca reforçar a importância da doação contínua, já que a necessidade por sangue e plaquetas é constante nos hospitais.
O GSH Banco de Sangue de São Paulo convida todos a se juntarem a essa causa tão importante.
Para doar, basta comparecer à unidade na Rua Tomás Carvalhal, 711 — Paraíso, de segunda a domingo, das 7h às 18h, inclusive feriados.
O local conta com estacionamento gratuito.
Continue navegando pelo Jornal Folk e descubra conteúdos que inspiram, informam e conectam diferentes realidades.






