Written by 10:05 Cultura, esportes e entretenimento, Matérias do Folk Views: 10

AML anuncia ciclo de palestras sobre o imaginário mineiro

O evento online e gratuito tem como público-alvo professores, estudantes de Letras e pessoas interessadas em diversas formas de expressão da cultura mineira.

Imagem-montagem com banner de divulgação do evento.

O Leitorado Guimarães Rosa — Lenguitas, o Centro Universitário Estácio BH e a Academia Mineira de Letras, com apoio de divulgação da Embaixada do Brasil na Argentina, realizarão um ciclo de palestras gratuito e online do dia 26 de março a 14 de julho.

O ciclo de palestras Minas Gerais: outras veredas nas terras da Guimarães Rosa acontece do dia 26 de março a 14 de julho, com objetivo de divulgar diferentes aspectos da imaginação cultural de Minas Gerais, de forma mais ampla, em relação à história, às artes, à educação, à oralidade, à canção popular e à literatura.

A inscrição é gratuita e deve ser feita via formulário online.

A atividade será composta por 13 encontros, entre palestras, conversas e rodas de leitura, com cerca de 1h30 de duração cada.

O ciclo será dividido em dois blocos: o primeiro bloco é intitulado Veredas entre a história e a ficção nos Geraes de Guimarães Rosa, já o segundo é chamado Novas veredas revelam Minas Gerais.

Os encontros partem do sertão mineiro, território que inspirou a prosa densa e poética de João Guimarães Rosa, seguem por veredas afro-brasileiras e originárias, até chegar às esquinas de Belo Horizonte, onde a música se fez literatura e a palavra ganhou melodia nas composições de Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso e Márcio Borges.

“Além de colaborar para o conhecimento e a divulgação da obra de Guimarães Rosa no exterior, o evento permitirá o estreitamento de relações entre professores, estudantes e pesquisadores argentinos e brasileiros, o que decerto contribuirá para o estreitamento da amizade entre os dois países, processo em que a cultura tem papel preponderante”, comenta Jacyntho Lins Brandão, presidente da Academia Mineira de Letras.

O evento acontece no âmbito dos projetos Plano Anual Academia Mineira de Letras — AML (PRONAC 248139), previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.

Camila Souza, professora-leitora Guimarães Rosa no Lengüitas/Argentina, é uma das organizadoras do evento e conta que desde o início da atuação como Leitora, carrega o desejo de promover algum evento que exaltasse a obra desse grande escritor mineiro que nomeia uma instância do Ministério das Relações Exteriores, o Instituto Guimarães Rosa.

“A atividade também foi pensada para oferecer uma vivência mais próxima do público a aspectos culturais pouco conhecidos de Minas Gerais mediante outras veredas que compõem a cultura desse estado como: as canções do Clube da Esquina, as narrativas urbanas de Belo Horizonte e as heranças africanas e indígenas mineiras”, afirma a pesquisadora.

Bruno Viveiros, do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, também organizador do evento complementa contando que “a inspiração para criar o ciclo de palestras é a própria obra de Guimarães Rosa, suas possibilidades de diálogo com outras linguagens da imaginação brasileira e sua capacidade de desvendar Minas Gerais e o Brasil de uma maneira mais profunda e, ao mesmo tempo, tão aberta para o diálogo com outras culturas”.

O ciclo Minas Gerais: outras veredas nas terras da Guimarães Rosa é uma parceria entre: o Programa Leitorados Guimarães Rosa presente no Lengüitas, na Universidad Pública de El Alto (Bolívia) e na Universidad de Santiago de Compostela (Espanha); o Lengüitas; o Instituto de Enseñanza Superior en Lenguas Vivas Juan Ramón Fernández; o Instituto Guimarães Rosa Buenos Aires; as Embaixadas do Brasil na Argentina e na Bolívia; a Academia Mineira de Letras (AML); a Cátedra Livre de Cultura Brasileira (CLCB); o Museu Casa Guimarães Rosa; a Associação de Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa (AAMCGR); a Estácio, o Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte; e o El Instituto de Filología y Literaturas Hispánicas de la Universidad de Buenos Aires Dr. Amado Alonso.

(Visited 10 times, 1 visits today)
Close