A São Paulo Escola de Dança (SPED), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, está com processo seletivo aberto para turmas dos Cursos Regulares neste 2º semestre.
As turmas com vagas abertas são Coreografia (Dramaturgia e Direção) e Dança e Performance.
As inscrições vão até 25 de julho, gratuitamente, pelo site da São Paulo Escola de Dança.
Para o curso de Coreografia (Dramaturgia e Direção), estão sendo ofertadas cinco vagas, enquanto para o curso de Dança e Performance, estão abertas dez vagas, sendo a metade para o turno matutino e as demais para o curso vespertino.
A duração dos cursos é de dois anos, totalizando 1.600 horas de carga horária.
As aulas são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e alguns sábados, das 8h às 12h; e/ou no de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e alguns sábados, das 8h às 12h.
Os horários seguem as especificidades de cada curso.
As etapas do processo seletivo são uma redação, cujo tema será fornecido no momento da prova, e uma vivência prática, conforme exigência prevista no edital disponibilizado no site.
Cursos oferecem desenvolvimento para atuar no mercado da dança
O curso Coreografia (Dramaturgia e Direção) capacita o estudante para se tornar um profissional coreógrafo que domina a dramaturgia e direção cênica de movimentos para espetáculos.
Já o curso Dança e Performance estimula o aperfeiçoamento da capacidade performática para a dança, por meio de processos artísticos, situando sua atuação e desenvolvendo a presença de cena.
Os interessados devem ter a idade mínima de 16 anos, com Ensino Médio completo.
A proposta pedagógica é desenvolver tanto o aspecto artístico quanto o técnico, para o futuro profissional poder ocupar diferentes posições na cadeia produtiva da dança e da indústria criativa.
As aulas são presenciais e acontecem na sede da SPED, localizada no 3º andar do Complexo Júlio Prestes, no Centro de São Paulo.
Políticas de ações afirmativas
Na São Paulo Escola de Dança, 50% das vagas são destinadas às pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e/ou relacional.
Outros 20% são voltados às pessoas pretas, pardas ou indígenas.
“A São Paulo Escola de Dança é um projeto comprometido em dar voz e espaço para a reflexão, aprendizado e troca de saberes, entendendo as especificidades da dança, diversidade de corpos e valorização da pluralidade. Neste processo seletivo, esperamos receber novos estudantes para pensarmos e construirmos juntos uma dança viva e potente”, afirma Inês Bogéa, diretora artística e educacional da SPED.