Cartazes explicando a participação do Rotary International e da The Rotary Foundation na campanha de erradicação da paralisia infantil no mundo começaram a ser distribuídos e colados entre as lojas do comércio da cidade de Vera Cruz, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo.
Segundo a presidente do clube rotário vera-cruzense, a professora Cristiane Aparecida Tinetti, a proposta é fazer com que a população saiba do trabalho rotário, nesse sentido, e, ao mesmo tempo, se conscientize de vacinar as crianças.
“É mais um trabalho de Imagem Pública, afinal, a cidade está com aproximadamente 90% das crianças vacinadas”, disse a dirigente rotária que iniciou a distribuição dos cartazes neste último fim de semana, junto a ação da Feira Mensal da Sobremesa, que o clube realiza sempre no segundo sábado de cada mês.
Para o coordenador da Comissão da The Rotary Foundation no Rotary Club de Vera Cruz, o diretor de marketing, Felipe Gonçalves Ragassi Orlando, a proposta é colocar os cartazes em pontos estratégicos da cidade, principalmente nas lojas com maior fluxo de pessoas, com este cartaz explicativo.
“Fizemos algo simples”, disse o rotariano.
“Numa folha A4 colocamos algumas das informações sobre o trabalho do Rotary e da Fundação, quanto à erradicação da doença no mundo”, frisou ao utilizar dados que constam no portal eletrônico da campanha mundial End Polio Now disponível na Internet.
“Pensamos em algo que não atrapalhe o lojista, quanto à poluição visual e simultaneamente informe sobre a importância do Rotary na erradicação da doença”, justificou ao ajudar a espalhar o cartaz nas lojas da cidade.
O cartaz produzido mostra cinco informações sobre os rotarianos e a campanha mundial contra a paralisia infantil:
- A poliomielite afeta principalmente crianças menores de cinco anos;
- Não há cura, mas a poliomielite é evitável com uma vacina;
- Apenas dois países permanecem endêmicos;
- O Rotary International já reduziu os casos em 99,9% desde 1988 no mundo;
- Até acabarmos com a pólio para sempre, todas as crianças no mundo estão em risco.
“É importante que a comunidade vera-cruzense saiba do trabalho do Rotary e, ao mesmo tempo, que a cidade conta com um clube rotário bem ativo”, disse o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, ao participar da distribuição dos cartazes entre as lojas da cidade.
“Esta é a primeira de uma série de outras ações que pretendemos desenvolver na cidade”, disse o rotariano, que já esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011–12.
Os associados do clube se cotizaram sobre a despesa na confecção do cartaz que será colocado, também, em escolas e órgãos públicos.
“Mostramos a marca da campanha mundial End Polio Now, e também as marcas da The Rotary Foundation e do próprio clube”, disse a professora Célia de Oliveira de Santana, que considerou válida a ação.
“Diante de uma atividade tão importante, é necessário que a população saiba quem está por detrás desta ação há muito tempo”, falou a rotariana, que também participou da ação de distribuição do cartaz.
“Nossa feira já é realizada no centro comercial, e aproveitamos o momento para também fazer a distribuição dos cartazes”, explicou a outra professora Sônia Regina Cappi Janini, coordenadora da Feira Mensal da Sobremesa, ao otimizar duas ações em uma.