Written by 07:44 Artigos e resenhas, Matérias do Folk, Política, projetos e pautas sociais Views: 9

No Brasil, abril é mês da consciência da comunicação

Thierry Cintra Marcondes destaca a importância do Sistema Braille e Libras para promover inclusão e autonomia das pessoas com deficiência visuais ou auditivas.

Foto de Thierry Cintra Marcondes, construtor de Conexões de Impactos e modelador de Negócios Futurísticos na Accenture e autor do artigo.

No mês de abril, há duas datas importantes para refletirmos, sendo a primeira o dia 8 de abril (Dia Nacional do Sistema Braille) e a segunda o dia 24 de abril (Dia Nacional da Libra).

O sistema Braille e a Libras são ferramentas importantes para comunicação de pessoas cegas ou com baixa visão e deficiência visual e para surdos sinalizados.

Comunicação é uma ferramenta importante, independente do meio, se ela é oral, visual, escrita.

Ela precisa ser entendível, de preferência segura e rápida e a pessoa tem que executar isso com autonomia e independência.

Trarei dois exemplos para ilustrar.

Uma mulher cega fará uma entrevista de emprego e quer dar seus retoques de maquiagem.

Como ela sabe de uma maneira rápida, já que a entrevista está para começar, que ela irá passar a maquiagem certa? Como trazer clareza para o que está fazendo?

Outro exemplo diz respeito a uma pessoa que precisa tomar um remédio de maneira segura.

Como fazer com que ela compreenda que está tomando o medicamento correto? Como saber se para tomar esse medicamento ela precisa de água ou não?

Ou se o recipiente que ela está segurando contém algum líquido para tomar o remédio, se for o caso.

O Dia Nacional do Sistema Braille é celebrado, em 8 de abril, dia do nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil.

Ele trouxe da França o sistema de leitura e escrita usado, atualmente, por milhões de pessoas cegas e com deficiência visual em todo o mundo.

A data propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e a importância de continuar a produzir obras em relevo para proporcionar-lhes iguais oportunidades de ler e aprender.

As tecnologias estão evoluindo para dar mais rapidez, segurança e ser melhor entendível. O audiobook é um exemplo de tecnologia que evoluiu para facilitar e baratear, porém, ainda precisamos muito do Braille.

Imagine uma pessoa surda sinalizada em uma consulta médica e que está passando muito mal.

Se não houver um(a) intérprete, não existe um cenário em que o(a) paciente tenha autonomia ou consiga resolver seu problema de maneira segura e rápida.

Imagine essa mesma pessoa em outras situações de interação como: conversas com amigos(as), o recebimento de uma oportunidade de trabalho e até um namoro.

O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril porque foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão.

Outro exemplo de ferramenta de comunicação que traz autonomia e independência para quem a utiliza.

Seguirei esse papo em outro texto, mas já fica aqui a minha ideia: no Brasil o mês de abril deveria ser também o mês da consciência na comunicação.

*Artigo originalmente escrito para o site Carlotas.

Sobre o autor

Thierry Marcondes é engenheiro mecânico formado na Unicamp, fundador das startups Evolucar e Avitus.

O engenheiro descobriu que promover autonomia através da acessibilidade e responsabilidade socioambiental era seu propósito.

Lidera ainda Acessibilidade e Inovação na Accenture, é conselheiro das startups 2.5 Ventures e AUREM, e voluntário nos conselhos do Unicamp Ventures e Frotas e Fretes Verdes.

Thierry também acredita que os surdos revolucionarão o mundo e impulsionarão novas tecnologias.

(Visited 9 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo