Crédito: Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay
A busca por um estilo de vida mais saudável vem impulsionando o consumo de produtos naturais, como cereais em grãos, sementes, chás e óleos vegetais.
Todos eles são encontrados nas prateleiras dos supermercados, mas também podem ser vendidos em lojas a granel, uma forma que vem agradando os consumidores.
De acordo com Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, uma grande vantagem para o consumidor que procura produtos nessas lojas é que não há adição de produtos químicos nem conservantes nos itens expostos.
“Além disso, fica mais fácil para o cliente escolher os produtos que precisa e a quantidade que deseja comprar em um só lugar”, explica.
Ele afirma que quem pretende investir em uma loja de produtos naturais deve considerar que pode ser um negócio muito lucrativo e com baixo custo de investimento.
“Produtos naturais costumam ter margens de lucros mais altas em comparação com itens convencionais e, além disso, a comodidade de comprar tudo em um único lugar atrai os clientes e eles passam a frequentar mais vezes a loja para adquirir certos produtos orgânicos no lugar de ir ao supermercado para comprá-los”, diz.
Outro ponto favorável é que o tipo de negócio permite que o empreendedor invista em novidades e use a criatividade para conseguir mais vendas e consumidores.
É possível, por exemplo, segmentar um público-alvo composto por pessoas preocupadas com saúde e bem-estar, o que permite compreender melhor as demandas desse grupo e facilita a criação de estratégias.
Por outro lado, Cleber afirma que os produtos vendidos a granel não passam por nenhum tipo de processamento industrial; por isso, são mais suscetíveis a contaminações e com um prazo de validade menor.
Eles também estão sujeitos a regulamentações específicas, sem contar com a sazonalidade.
“É preciso considerar que alguns produtos podem estar disponíveis apenas em determinadas épocas do ano”.
Segundo o especialista, quem pretende investir no negócio também deve estar atento para manter o local climatizado de forma adequada, sempre limpo e livre de insetos.
“É fundamental, por exemplo, lavar os vasilhames e mantê-los bem tampados para evitar que entre umidade nos produtos. Vale lembrar que o mercado de produtos naturais está cada vez mais competitivo e todos os detalhes fazem diferença.”.