Written by 08:01 Cultura, Entretenimento e Esporte, Educação, economia e sustentabilidade Views: 18

Unibes Cultural promove temporada de Clubes de Leitura

Oficina para a produção de textos criativos, debate sobre Diversidade e Inclusão nas organizações e leitura de compilação de episódios de racismo fazem parte da programação.

Se durante a pandemia os encontros literários cresceram nas plataformas digitais, após a diminuição dos casos de Covid-19, as reuniões presenciais começaram a movimentar leitores pelo Brasil.

Enquanto os índices de faturamento das editoras com conteúdo digital nos últimos quatro anos apresentam crescimento de 95% em termos reais (segundo a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada em parceria pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros – SNEL e pela Câmara Brasileira do Livro – CBL, divulgada no dia 18/05), os encontros para a discussão da obra são cada vez mais requisitados e frequentes.

Nessa toada, a Unibes Cultural promove uma temporada para amantes dos livros se encontrarem, trocarem pontos de vista e opiniões, coletivamente.

Clube da Escrita convida participantes a botarem Sentimentos No Papel

Mediado pela jovem leitora e escritora Dmorje, o primeiro de uma série de encontros, nos dias 18 e 25/06, promove a troca de experiências para falar sobre a importância de conhecer os próprios sentimentos e aprender a equilibrá-los, a partir da escrita.

A oficina, que acontece na Unibes Cultural, vai trabalhar com exercícios práticos, como o “pote dos sentimentos”, a escrita de poemas, a escrita livre criativa e a criação de um diário.

Segundo Dmorje, escrever ajuda a lidar com exigências, desafios, decepções e mudanças no dia a dia.

“É preciso representar todos esses acontecimentos e emoções por meio das palavras. Nem sempre é um processo fácil, mas é importante e muito gratificante para aqueles que se aventuram na escrita” diz ela.

DMorje é o pseudônimo de Danielle Rodrigues, designer e professora de informática, desenhista e escritora por paixão.

Escreveu seu primeiro livro em 2015, Proteção à testemunha, um romance do gênero policial e atualmente está terminando o terceiro livro da saga Light Novel Rebelião, aberta para apoio no Catarse.

Encontro mergulha em obra que aborda Diversidade e Inclusão nas organizações

No mês em que se celebra o orgulho LGBTQIAP+, a Unibes Cultural abre as portas para o Clube de Leitura Diversidade e Inclusão, com o tema A inclusão de pessoas LGBTQIAPN+, que se dedicará no dia 17/06, sábado, à leitura em conjunto de textos do livro homônimo, que aborda Diversidade e Inclusão nas organizações.

Escrito com a colaboração de 44 renomados autores que atuam e vivem a diversidade no seu dia a dia, o livro traz uma visão diferenciada sobre gênero, gerações, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, diversidade religiosa, corpos, raça e etnia, refugiados e egressos.

Temas como cultura, liderança, comunicação inclusiva, o papel dos profissionais, dos grupos de afinidade, vieses inconscientes, representatividade, interseccionalidade e tendências são discutidos de forma transversal.

Alguns dos tópicos são: Diversidade nas organizações; D&I é só uma estratégia ou faz parte da cultura da sua empresa?; Comunicação inclusiva, liderança inclusiva; O que fazem e quem são as pessoas no cargo de CDO (Chief Diversity Officer)?; Tecnologia para acelerar a inclusão; O futuro é feminino e Gerenciando a multiplicidade no ambiente de trabalho.

Os encontros, realizados mensalmente, pretendem debater casos reais e conectados com a realidade do país a partir da leitura de alguns capítulos selecionados.

São autores dessa obra: Adriano Bandini, Almir Silva, Angela Castro, Carolina Ignarra, Catarina Cesarino, Cris Kerr, Cris Sabbag, Cristiane Santos, Daniele Botaro, Debora Gepp, Diego Castro, Edson Luiz Defendi, Esabela Cruz, Guilherme Gobato, Isabelle Christina, Jordhan Lessa, Joseph Kuga, Karine Vieira, Kelly Christine Lopes, Keyllen Nieto, Leila Luz, Letícia Kissu, Lilia Halas, Lilian Cury, Luana Gimenez, Luanny Faustino, Luciano Amato, Luiza Nunes, Márcia Rocha, Marinalva Cruz, Melissa Carvalho Cassimiro, Neivia Justa, Pá Falcão, Patrícia Santos, Paulo Henrique Curzio, Pri Bertucci, Reinaldo Bulgarelli, Ricardo Sales, Salomão Cunha Lima, Sergio C. Serapião, Taciane Kanashiro, Thays Toyofuku, Walleria Suri e Angela Donaggio.

O livro tem a curadoria de Luciano Amato, profissional pós-graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão).

Ainda é pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP, graduado em Psicologia pela UNIMARCO e cursou extensão em Gestão de Diversidade pela PUC com o trabalho final O impacto do imaginário dos líderes no processo de diversidade e inclusão nas organizações.

Clube de Leitura 6.0 – Janelas para o Mundo

No sábado, 17/06, acontece também o Clube de leitura 6.0  Janelas para o Mundo, conversas literárias sobre contos, crônicas e poesias e oficinas de escrita que possibilitam a interação, o diálogo e a conexão entre os leitores, uma troca de experiências, reflexões e novos aprendizados para diversos públicos.

O projeto foi idealizado por Marcia Sant Anna Cabral, jornalista, empresária na área de comunicação, inovação e marketing, é mentora de startups e do projeto Nós por Elas.

Clube de Leitura RacialDebate sobre a obra Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano, de Grada Kilomba

No dia 24/06, o Clube de Leitura Racial, evento recorrente na instituição, se debruça sobre Memórias da Plantação, uma compilação de episódios cotidianos de racismo, escritos sob forma de pequenas histórias psicanalíticas.

Das políticas de espaço e exclusão às políticas do corpo e do cabelo, passando pelos insultos raciais, a obra da escritora, psicóloga, teórica e artista interdisciplinar portuguesa Grada Kilomba desmonta, de modo incisivo, a normalidade do racismo, expondo a violência e o trauma de ser colocada/o como outra/o.

Nesta edição, os convidados são: Day Cândido, especialista em projetos educacionais com foco no desenvolvimento das juventudes brasileiras para o mundo do trabalho; Elizabete Scheibmayr, matemática, advogada, cofundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, membro do Grupo Mulheres do Brasil, palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher, mentora do Programa Púlsar, da Fundação Everis e do Programa Nós por Elas, do IVGLuciana Lima, uma das participantes do FCN – Fórum de Consciência Negra, IBAB, estudante de Gestão Pública na FipeEES, entusiasta, criativa, espontânea, valoriza a inspiração, gosta de começar novos projetos, e é hábil em fazer conexões e acolher pessoas; e Lucilene Costa, professora da rede pública municipal de Santos, Mestre em educação no curso de Africanidades da UFABC, membro do Conselho da Comunidade Negra de Santos, consultora de beleza, Master Coach e CEO do Empreendapretas.

(Visited 18 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo