Crédito: PUCPR
Com o tema Vocação: Graça e Missão, o terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.
Alinhada com a dinâmica contemporânea de animação vocacional, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) — Câmpus Londrina oferece a Pós-Graduação em Pastoral Vocacional, um curso de especialização voltado para a formação de lideranças para despertar, discernir, acompanhar e nutrir vocações em diversas esferas eclesiais.
O curso abrange temas diversos, desde fundamentos bíblicos, históricos e teológicos (eclesiológicos), acompanhamento vocacional, até a formação das equipes vocacionais paroquiais.
A formação está alinhada com as diretrizes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e com a trajetória da PV/SAV, bem como com outros órgãos que apoiam a dinâmica vocacional.
“Como diz a Bíblia, ‘Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis’. E, esse curso busca auxiliar aos que foram chamados e receberam a missão de acolher o chamado Jesus. Todo esse conhecimento é essencial para o sucesso das funções pastorais e espirituais desempenhadas por membros envolvidos nas mais diversas pastorais”, explica Lino Batista de Oliveira, coordenador da especialização.
O curso tem duração de 20 meses, com aulas quinzenais, ministradas ao vivo e online.
O ponto de partida é a introdução às vocações, seguindo pelas Escrituras Sagradas e a história da Igreja.
No percurso de estudos, o participante terá oportunidade de aprofundar o conhecimento em disciplinas de fundamentação teológica sobre vocações, fundamental para enfrentar os desafios atuais da Pastoral Vocacional eficazmente.
Público-alvo
A Pós-Graduação em Pastoral Vocacional é voltada para todos que querem conhecer mais sobre este tema, especialmente presbíteros, diáconos, consagrados e consagradas, catequistas, membros da Pastoral Vocacional (PV), do Serviço de Animação Vocacional (SAV), das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs), do Movimento Serra Club, e membros da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).