Written by 09:00 Governança e Pautas de impacto social, Matérias do Folk Views: 6

ONG Friendship Circle promove convívio social infantojuvenil inclusivo

Os jovens voluntários passam por um processo de capacitação, que inclui palestras e acompanhamento com a equipe técnica da entidade.

Friendship Circle é uma ONG que promove o convívio social entre crianças e adolescentes com quaisquer deficiências e jovens voluntários.

A convivência é uma necessidade primária intrínseca a todo ser humano, e todos devem ter a mesma oportunidade de participarem ativamente de uma coletividade. 

Para o Friendship, todo e qualquer indivíduo pode ser um membro ativo da comunidade e se beneficiar do apoio social oferecido por seus pares.

Amizade, aceitação e a geração de vínculos socioafetivos são fundamentais para conquistar a tão sonhada sociedade inclusiva.

“A gente percebe que a criança com deficiência sofre um processo de exclusão social na sua formação, na própria convivência. Ela, por norma, nunca é chamada para ir à casa de um amigo, festinha de aniversário não participa, nenhum amigo vem para casa depois da aula, e a convivência é sempre com outros adultos, na terapia ou em outros eventos”, conta Bella Shapiro, presidente da ONG.

Friendship Circle São Paulo funciona com diversos projetos e o mais procurado é o Amigos em Casa, que possibilita a convivência entre jovens e crianças e adolescentes com deficiência, criando inclusão social, laços de afeto e amizade.

Tem ainda o Dia da Alegria, o Círculo da Inclusão, o Clube do Aniversário, a formação dos voluntários e o apoio às famílias.

Os jovens voluntários vão à casa das crianças e criam vínculos permanentes.

Os voluntários são jovens entre 13 e 23 anos e as crianças e os adolescentes com deficiência participantes têm de 3 a 19 anos.

“Essa convivência muitas vezes não acontece pela questão do preconceito. É muito bacana como é transformadora essa experiência”, disse Bella.

(Visited 6 times, 1 visits today)
Close