Written by 07:16 Cultura, Literatura, Notícias Views: 4

Livro narra escalada do ciúme excessivo e amor patológico para a obsessão doentia

Com Ciúme excessivo & Amor patológico, a autora Andrea Lorena da Costa Stravogiannis mergulha nos aspectos psicológicos e comportamentais dos indivíduos excessivamente ciumentos e suas principais diferenças em relação àqueles que têm relacionamentos saudáveis.

Crédito: Divulgação/Literare Books International

Amor saudável é aquele que duas pessoas constroem juntas, com limites, admiração mútua, sinceridade e disposição para lidar com as divergências.

Já o amor patológico caracteriza-se por um enorme medo do abandono.

Apesar de ter consciência dos prejuízos na vida pessoal e relacional, a pessoa não desiste de manter aquela relação amorosa mesmo sem a desejada reciprocidade do parceiro.

O ciúme patológico ocorre quando a pessoa “tem certeza” da infidelidade do parceiro, sem que tenha qualquer evidência disso.

O ciumento patológico é altamente controlador, impulsivo e agressivo.

Visando esclarecer o tema, a renomada psicóloga e neuropsicóloga, Andrea Lorena da Costa Stravogiannis, lança seu mais recente livro, Ciúme excessivo & Amor patológico – Quando o medo da traição e do abandono se torna uma obsessão pela Literare Books International.

Nesta obra fascinante, a autora explora a intrincada correlação entre o amor e o ciúme, fenômenos tão comuns em nossas vidas, mas frequentemente negligenciados fora da literatura.

Segundo Andrea, o ciúme excessivo e o amor patológico são dores do amor que cada vez mais acometem homens e mulheres e nem sempre é fácil distinguir um do outro.

“Aqueles que amam demais podem demonstrar uma intensidade de ciúme tão alta quanto a das pessoas que sofrem de ciúme excessivo”, explica a autora no livro.

Rompendo com a noção romântica de que a dor é uma parte inerente do grande amor, Andrea Lorena questiona se o ciúme excessivo é realmente saudável.

Ela mergulha nos aspectos psicológicos e comportamentais dos indivíduos excessivamente ciumentos, destacando suas principais diferenças em relação àqueles que têm relacionamentos saudáveis.

Além disso, a autora explora as similaridades e divergências entre os ciumentos compulsivos e as pessoas que sofrem de amor patológico.

Com base em suas sólidas teses de mestrado e doutorado, Andrea Lorena analisa minuciosamente as características dos relacionamentos saudáveis, do amor patológico e do ciúme excessivo.

Ela compartilha exemplos de casos reais de pacientes que ela atendeu ao longo de sua carreira, bem como referências a obras literárias e culturais que nos acompanham.

Ciúme excessivo & Amor patológico é uma obra indispensável para todos aqueles interessados em compreender a complexidade dessas emoções e buscar caminhos saudáveis para vivenciar relacionamentos amorosos verdadeiramente enriquecedores.

Andrea Lorena da Costa Stravogiannis é reconhecida internacionalmente por seu trabalho no campo da psicologia e neuropsicologia.

Ela ainda coordena os setores de pesquisa e tratamento do Amor Patológico e Ciúme Excessivo, do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Ipq-HC-FMUSP).

Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, realizou dois estudos inéditos no Brasil: Contribuições para o estudo do ciúme excessivo, em 2010, e Contribuição do gênero, apego e estilos de amor nos tipos de ciúme, em 2019.

O livro Ciúme possessivo & Amor patológico está disponível nas principais livrarias e plataformas online.

(Visited 4 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo