Written by 07:19 Economia, Lifestyle, Notícias, Saúde e medicina Views: 2

Limpador de Língua complementa na limpeza bucal

Na hora de realizar a higiene bucal, todo mundo lembra-se da escova e pasta de dente, mas existe um item importante que costuma passar batido: o limpador de língua, por isso o especialista em Implantodontia e consultor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System explica detalhes desse produto.

Manter a higiene bucal adequada garante o controle de bactérias na região, que causam cáries e outras doenças bucais.

Para essa finalidade, o uso da escova e do fio dental são sempre lembrados.

Porém, muita gente se esquece de que há um importante aliado para a higiene bucal ser completa: o limpador de língua.

“Assim como os dentes e a gengiva, a língua também causa mau-hálito e problemas gengivais e até mesmo, altera o sabor dos alimentos, entre outros efeitos prejudiciais, por isso que é tão importante manter a região limpa”, explica o cirurgião-dentista Fábio Azevedo, especialista em Implantodontia e consultor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System.

Azevedo enfatiza que, quando a língua não é higienizada adequadamente, existe a formação de saburra lingual, camada esbranquiçada sobre a superfície da língua que adere à região, formada por restos de alimentos, muco da saliva, células mortas e microrganismos acumulados no local.

“Essa massa branca pode alterar a flora bucal, deixando toda a boca mais suscetível a desenvolver tártaro e cáries”, completa o especialista.

Existe toda uma variedade de limpadores de língua feitos especialmente para higienizar a região, já que escovas comuns são menos eficazes para combater a saburra lingual.

Eles podem ser encontrados nas boas farmácias, em materiais e formatos variados.

Em geral, esse instrumento consiste em uma haste com extremidade arredondada ou em formato de gota.

Quanto aos materiais, normalmente, eles são de plástico, ou ligas metálicas e podem ter cerdas ou não.

Mas qual tipo escolher?

  • Limpador de língua: assim como as escovas, possui cerdas. O recomendado é que se use um creme dental ou spray de limpeza no momento da higiene. Como as cerdas se desgastam mais rápido, a troca do acessório de limpeza tem de ser feita frequentemente;
  • Raspador de língua: não possui cerdas e não necessita de creme dental ou spray. Além disso, é mais confortável para quem sente ânsia de vômito com toque no fundo da língua.

Como usar?

  • Estique a língua o quanto for confortável para você;
  • Coloque a superfície o mais para trás possível sem engasgar;
  • Aplique força suficiente para o raspador ficar plano contra a língua (mas não tanto a ponto de machucar);
  • Mova o limpador lentamente para a ponta da língua;
  • Cuspa qualquer saliva e detritos que tenham se acumulado na língua e enxágue aqueles que estiverem no limpador;
  • Repita a operação várias vezes, certificando-se de ter raspado toda a superfície;
  • Lave o limpador de língua na torneira e deixe secar.

Outro ponto importante é optar por um modelo com ou sem cerdas, conforme a preferência individual.

Esta será a diferença de limpador (com cerdas) e raspadores (sem cerdas), sendo que ambos são adequados para a higienização da área.

“Os limpadores com cerdas parecem escovas de dente e podem ser usados com creme dental, mas precisam ser trocados com regularidade”, diz o dentista.

“Já os raspadores dispensam o uso de creme dental e duram bem mais, além de serem os preferidos pelas pessoas que sentem ânsia de vômito quando escovam a língua”, conclui o especialista.

Ao ter o hábito de higienizar a língua todos os dias, logo após a escovação e o uso do fio dental, a rotina de limpeza bucal fica completa, o que, sem dúvida, evita o desconforto causado pelo mau hálito e, ainda, previne cáries e outros problemas bucais.

Em tempo: além dos bons hábitos no dia a dia, manter visitas frequentes ao seu dentista também é fundamental para o controle de cáries e perdas dentárias.

(Visited 2 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo