Crédito: João Pires/Foto Jump
Hugo Dellien foi o grande vencedor do 1º Festval Challenger, em Curitiba.
O torneio terminou no domingo (29) e, durante uma semana, mais de seis mil pessoas passaram pelo Graciosa Country Club para acompanhar jogos que reuniu tenistas de vários países.
O evento ainda teve o engajamento social, com o acesso liberado aos visitantes mediante a doação de alimentos não-perecíveis.
No total, foram arrecadadas 3,5 toneladas em mantimentos que serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social da capital paranaense.
O boliviano venceu a final contra o norte-americano Oliver Crawford por 2 sets a 1.
Com esse título, o décimo dele na carreira,Dellien somou 75 pontos no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e agora figura como o número 115 da lista mundial, subindo 14 posições, além de ganhar US$ 10.840 em premiação.
Na Bolívia, ele figura hoje como o melhor jogador da história depois de Mario Martinez, que alcançou o 32º lugar do mundo em 1980.
“Este foi um ano difícil para mim. Ganhar esse torneio e, da forma como ganhei, foi realmente muito, muito especial”, destacou o tenista, que se lesionou quando ocupava o posto de 64 do mundo.
Para o tenista, a torcida curitibana presente no Graciosa Country Club e a organização do evento tiveram papéis fundamentais em sua vitória.
“Foi um conjunto, um pouco de tudo. Eu trabalho muito forte, cada vez que eu treino, a dedicação é 100%. Mas as pessoas aqui, o ambiente, tudo isso me ajudou a dar um pouco mais nesse torneio. É muito difícil encontrar clubes assim, tão lindos, onde a gente é tão bem tratado e onde há um ambiente tão agradável. Tudo é muito valioso”, comentou.
O norte-americano Oliver Crawford, apesar da derrota, conseguiu sua melhor posição na lista da ATP, figurando como 196.º no ranking.
Capital do tênis
Além de ser o primeiro Festval Challenger em Curitiba, esse também foi o principal torneio de tênis já realizado no Paraná.
O empresário Paulo Henrique Beal, da Rede de Supermercados Festval, patrocinadora do evento, salientou a importância de um evento esportivo desse porte realizado na cidade, que estimula outras pessoas a conhecerem e aderirem ao esporte.
“Conseguimos trazer um torneio de muita relevância para Curitiba; há mais de dez anos não acontecia nada similar. É uma forma de incentivar as pessoas a assistirem jogos de alto nível e a conhecerem mais sobre o esporte. As crianças que acompanharam os jogos se espelham nos atletas”, observou.
Paulo Henrique também frisou o caráter social do Festval Challenger, que desde o início envolveu a comunidade curitibana, algo que está alinhado aos valores do patrocinador, bem como os valores do esporte em si, como a disciplina, a dedicação e a competitividade.
“O esporte traz benefícios que vão muito além da saúde, como a questão da educação, dos valores e de oportunidades”, comentou o empresário.
O presidente do Graciosa Country Club, João Carlos Ribeiro, destacou a importância e a facilidade de realizar esse tipo de evento no clube, onde os torneios de tênis são tradicionais há muitos anos e há uma estrutura completa para isso.
“Foi uma parceria excelente e é ótimo receber o público de fora”.
Doações
Os alimentos arrecadados serão encaminhados à Fundação de Ação Social (FAS), que fará a destinação adequada dos mantimentos às instituições e famílias cadastradas nos programas sociais da Prefeitura de Curitiba.