Written by 10:55 Esporte, Paradesporto e E-sport, Notícias, Pauta PcD, Social Views: 7

Há 30 anos a NEC incentiva o tênis em cadeira de rodas

O apoio a este e outros esportes, bem como o impulso poderoso que eles fornecem na sociedade, é o que direciona o grupo a seguir o propósito de “promover um mundo mais sustentável, no qual todos têm a chance de alcançar seu pleno potencial”.

Uma quadra de tênis envolta em uma atmosfera digna.

À medida que um saque afiado corta a quadra, um som de aplausos dos espectadores ecoa pela quadra.

Pares de rodas girando para frente e para trás, o único som sendo o da determinação de cada competidor colidindo e ecoando pelo ar.

Embora a emoção do tênis em cadeira de rodas como esporte seja agora amplamente conhecida, o Grupo NEC tem apoiado a modalidade por 30 anos, muito antes de receber o reconhecimento que desfruta hoje, por meio de seu patrocínio de torneios e muito mais.

O suporte contínuo é o compromisso enraizado da NEC com a inclusão e a diversidade.

A criação de uma sociedade na qual qualquer pessoa possa abraçar seus sonhos e enfrentar novos desafios

“Ao continuar apoiando o tênis em cadeira de rodas, a NEC contribui para a criação de uma sociedade na qual qualquer pessoa possa abraçar seus sonhos e enfrentar novos desafios”, afirma Takayuki Morita, presidente e CEO da NEC, durante a abertura do NEC Wheelchair Singles Masters 2023, campeonato de tênis em cadeira de rodas que encerra a temporada realizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF).

“A NEC é a única patrocinadora corporativa que tem apoiado consistentemente este evento desde sua estreia, em 1994. Neste ano, a empresa registra o trigésimo ano de patrocínio, incluindo o período em que o evento foi suspenso devido à pandemia de Covid-19”, complementa Morita.

Shingo Kunieda, que por muito tempo liderou o mundo do tênis em cadeira de rodas com suas inúmeras conquistas, aposentou-se do esporte em 2023.

Ele é um dos atletas beneficiados pelo apoio fornecido pelo Grupo NEC ao longo dos anos.

Kunieda se lembra de ter visto o logotipo da NEC em um local durante sua primeira viagem ao exterior como estudante do primeiro ano do ensino médio e pensou:

“O apoio da NEC ao tênis em cadeira de rodas não é apenas nacional. Foi encorajador e me encheu de orgulho ver o logotipo de uma empresa japonesa ali. A NEC é uma organização à qual nós, atletas de tênis em cadeira de rodas, somos verdadeiramente gratos”, finaliza Kunieda em pronunciamento.

Foi em 1991 que o Grupo NEC iniciou seu patrocínio ao tênis em cadeira de rodas, ao patrocinar o primeiro NEC All Japan Wheelchair Tennis Masters.

Em seguida, em 1992, a empresa patrocinou o ITF Wheelchair Tennis Tour.

Descrevendo as contribuições que a NEC fez para o esporte, o presidente da ITF, David Haggerty, destacou:

“Não há dúvida de que o tênis em cadeira de rodas não estaria onde está hoje sem o apoio da NEC, cujo compromisso com o desenvolvimento do esporte e seu campeonato de final de ano, o NEC Wheelchair Singles Masters, tem sido sempre exemplar. O trabalho da NEC nesse sentido permitiu à ITF desenvolver o tênis a modalidade de muitas maneiras, incluindo nos níveis de base, desde a doação de cadeiras de rodas para a prática do de tênis até o apoio a clínicas de tênis, passando pelo patrocínio em torneios no circuito mundial, juntamente com a elite do esporte”.

Embora os esportes paralímpicos sejam agora reconhecidos do ponto de vista da inclusão e da diversidade, esse conceito não era comum nos anos 1990.

Por este motivo, o Grupo NEC escolheu se concentrar em um esporte com pouca visibilidade. O intuito de contribuir para uma sociedade mais próspera sempre esteve enraizado na cultura da organização, exprimindo um sentimento que sempre esteve alinhado com a crença de que a participação social e a promoção da compreensão são essenciais quando se trata da promoção do esporte para todas as pessoas.

Na declaração C&C (Computers and Communications), a visão que foi durante muitos anos pilar para os negócios da NEC, feita em 1977 por Koji Kobayashi, então presidente da NEC Corporation, ficou estabelecido:

“O mundo inteiro um dia colherá os benefícios das comunicações, e a NEC está comprometida em apoiar isso”.

Antes de iniciar seu patrocínio ao tênis em cadeira de rodas, a NEC estabeleceu e anunciou sua filosofia corporativa:

“Por meio de C&C, a NEC contribui para o avanço das sociedades em todo o mundo em direção a um entendimento mútuo mais profundo e ao cumprimento do potencial humano. A companhia cria valores sociais de segurança, equidade e eficiência para promover um mundo mais sustentável, no qual todos tenham a chance de alcançar seu pleno potencial”.

Um esporte verdadeiramente diverso

As regras do tênis em cadeira de rodas são as mesmas que as do tênis convencional, incluindo os elementos como quadras, raquetes e bolas usadas.

A única exceção é o fato dos jogadores poderem quicar a bola duas vezes antes de atingi-la.

Quando um jogador de tênis em cadeira de rodas compete contra um jogador de tênis convencional, as regras respectivas são aplicadas a cada um.

Os torneios de tênis em cadeira de rodas são cada vez mais realizados simultaneamente às competições da modalidade convencional, com todos os jogadores usando as mesmas quadras e vestiários.

Em outras palavras, o tênis em cadeira de rodas é um esporte que promove a inclusão por meio da diversidade e da equidade.

O Grupo NEC apoia o tênis em cadeira de rodas pelo fato de ser um esporte convidativo e inclusivo, exemplificando o propósito da empresa.

Jovens jogadores estão se destacando no mundo do tênis em cadeira de rodas, preenchendo o espaço deixado por Shingo Kunieda, que já se retirou das quadras.

A NEC mantém seu compromisso de apoiar esses atletas, que seguem abraçando os desafios desportivos que surgem.

O presidente da ITF, David Haggerty, também compartilha esse sentimento de compromisso:

“Compartilhamos a visão da NEC de um mundo mais brilhante para todos e aguardamos ansiosamente trabalhar juntos no futuro para que mais e mais atletas possam prosperar com os inúmeros benefícios do tênis em cadeira de rodas e desenvolver habilidades que os ajudarão a realizar seu potencial em todos os aspectos da sociedade”.

Não há dúvida de que a inspiração deixada pelos atletas da modalidade tenha também encorajado e inspirado os funcionários do Grupo NEC.

(Visited 7 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo