Mesmo quando se sabe aonde quer chegar e os resultados que deseja alcançar, pode ser difícil estruturar uma jornada real para atingir os próprios objetivos.
Foi pensando nisso que o gestor de projetos Victor de Almeida Moreira desenvolveu um conceito (Auto)liderança Antifrágil, que intitula seu primeiro livro.
Publicada pela Editora Gente, a obra é ancorada na metodologia dos cinco A’s: autoconsciência, autorreflexão, autorresponsabilidade, autoignição e autorregulação.
Moreira dedica um capítulo a cada definição que, juntas, criam um roteiro executável para tirar do mundo das ideias qualquer objetivo, seja ele pessoal ou profissional.
“O grande filósofo chinês Confúcio, comparando a vida humana a uma embarcação em alto-mar,
ensinou que, embora não possamos alterar a direção dos ventos, temos total controle do posicionamento das velas.
Essa foi uma das lições mais presentes em minha vida, quando aprendi que é possível ser criativo ao reposicionar as velas do próprio barco […].Essa é justamente a ideia da antifragilidade”.
(Auto)liderança Antifrágil, pg. 68 – 69
Obstáculos como o vento em alto-mar sempre vão existir e, assim como os navegantes descobriram maneiras de enfrentar tal adversidade, cada pessoa, ao conhecer a si, poderá gerar soluções cabíveis conforme a situação.
Segundo o autor, um dos segredos para alcançar o sucesso é constância.
“Fazer pouco, mas fazer sempre, pode gerar grandes resultados a longo prazo”, enfatiza.
Formado em Engenharia de Produção, Victor de Almeida Moreira atua como gestor de projetos na MRN, onde lidera o departamento de aquisição e estratégias.
Ao longo da carreira, construiu uma sólida experiência na liderança de equipes multidisciplinares e gerenciamento de projetos em empresas como Vale, Deloitte e Anglo American.