Crédito: Divulgação/ESPM
Desde a vinda do ChatGPT, os profissionais de marketing e pesquisadores têm se interessado cada vez mais pelo uso da inteligência artificial na produção de conteúdo, análise de mercado e insights estratégicos.
Dentro desse contexto, o curso de Administração da ESPM, por meio do Núcleo de Marketing (NUMA), realizou mais um estudo inédito de Marketing Science, com patrocínio do CNPq e da Fapesp.
Esse estudo faz parte de uma série de pesquisas que já analisaram os mercados de bancos e de música, e agora chega ao mercado de Food Service com o estudo Será o fim das campanhas sem resultados.
Claudio Oliveira, coordenador da pesquisa e professor de Marketing Science da ESPM, explica que “a aplicação de inteligência artificial permite prever qual será o engajamento de uma determinada publicação antes que ela seja publicada, permitindo melhores decisões sobre a criação e o investimento em campanhas”.
A pesquisa
A análise abrangente das publicações das empresas de alimentação revelou insights valiosos sobre o envolvimento do público e os interesses dos consumidores.
Com um total de 43.975 posts analisados de 28 empresas, três se destacaram com o melhor engajamento: McDonald’s Brasil, Cacau Show e Burger King Brasil.
Essas empresas foram as mais bem-sucedidas em envolver seu público-alvo, gerando mais interações e impacto em suas postagens.
Para se ter uma ideia, no mercado de publicidade há perdas entre 28% e 50% da verba de mídia no mundo de acordo com instituições como Thinkbox, ISBS, ANA e WFA.
Pensando nisso, a inteligência artificial foi utilizada no estudo para descobrir as regras que tornam uma publicação um sucesso.
A pesquisa identificou um ranking com nove temas que mais afetam o engajamento das mensagens no Food Service:
- FITNESS: informações sobre itens saudáveis, fitness ou light.
- EVENTO: relacionado a eventos comemorativos e festivos, como aniversários, festivais, natal, páscoa, Copa do Mundo e eventos esportivos, show de TV e dias especiais.
- EDIÇÃO LIMITADA: referente a edições limitadas de produtos.
- DELIVERY: informações sobre delivery de produtos como frete e tempo de entrega.
- NOVIDADE: lançamento de novos produtos.
- DUELO: posts com duelos ou batalhas de produtos, votações.
- EMBAIXADOR: geralmente são influenciadores digitais escolhidos por sua relevância e capacidade de influenciar o público-alvo.
- SEGURANÇA: protocolos de segurança, higiene, cuidado e saúde.
- PROMO: posts que comunicam promoções, ofertas, descontos, prêmios, cupons, brindes, itens grátis, cashback.
Os temas considerados mais relevantes pelo consumidor surgiram da exploração dos assuntos relacionados ao segmento em postagens do Instagram.
Esse estudo foi complementado por insights fornecidos pela inteligência artificial, por meio de análise de frequências de palavras dos posts avaliados.
Esses temas refletem os interesses e preferências dos consumidores, indicando quais tópicos podem ser mais eficazes em atrair e envolver o público-alvo das empresas de alimentação.
Esses resultados destacam a importância de entender as preferências e os interesses dos consumidores para direcionar estratégias de marketing de maneira eficaz.
Compreender quais tópicos geram maior interação e interesse entre os compradores é essencial para otimizar as estratégias de marketing e proporcionar uma experiência mais relevante e atrativa para o público.
Para facilitar a aplicação desse conceito, a ESPM desenvolveu um simulador de engajamento das postagens de Food Service no Instagram, disponível no site Simuladores de Comunicação.