Com o mundo empresarial cada vez mais complexo e imprevisível, a capacidade de superar momentos de adversidade torna-se crucial para o sucesso de uma organização.
Para isso, as lideranças desempenham um papel fundamental, sendo responsáveis por conduzir equipes e tomar decisões estratégicas em situações desafiadoras.
Uma liderança eficaz é capaz de inspirar e motivar seus colaboradores, promovendo a união em torno de objetivos comuns, mantendo a estabilidade emocional e buscando soluções criativas diante dos obstáculos.
De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há mais de vinte anos, a pandemia colocou muitos gestores à prova.
“Toda crise traz uma grande oportunidade para aqueles que estão preparados. Muitas empresas colocaram todos os seus colaboradores em home-office ou pararam suas operações, e a liderança precisou se reinventar para fazer uma gestão de pessoas de forma remota. Antes da pandemia, muitos líderes controlavam cada passo dos seus liderados. Com as mudanças necessárias, eles passaram a controlar mais a produtividade, realizando um gerenciamento menos controlador e mais por resultados daqueles que estão em home-office”, relata.
Para ajudar nesse processo, muitos líderes viram a necessidade de cuidar da qualidade de vida dos colaboradores.
“Durante um período de crise, é preciso que grande parte dos colaboradores tenham saúde e disposição para lidar com situações de pressão. Se a equipe não está preparada para passar por adversidades, problemas psicológicos e até burnout podem acontecer, fazendo com que grandes talentos deixem a empresa. O auge da Covid-19 mostrou que é possível humanizar as relações internas em uma organização”, pontua.
Para Slivnik, instabilidades relacionadas a situações econômicas e políticas não deveriam ser um obstáculo para o crescimento de uma empresa.
“Qualquer incerteza traz grande preocupação. Desde uma troca de governo, onde o mercado espera para entender qual é o caminho que o governo segue, até mesmo uma instabilidade com relação à economia. Tudo isso oferece impactos no resultado dos negócios. No entanto, muitos empresários terceirizam o sucesso de seus empreendimentos de acordo com políticas econômicas ou governamentais. Claro que esses movimentos impactam cada negócio, mas é preciso se antecipar e não depender, exclusivamente, das escolhas realizadas por grandes instituições ou autoridades”, declara.
Algumas atitudes são fundamentais para passar por momentos conturbados em uma organização.
“A liderança deve dar suporte ao seu colaborador. A insegurança é ruim para a gestão e para as pessoas que estão na linha de frente, e esse apoio é fundamental para que os profissionais se sintam bem cuidados e protegidos. Vale lembrar que os feedbacks oferecidos no dia a dia não devem ser apenas sobre pontos que podem ser melhorados. Precisamos normalizar o feedback positivo, que exalta as qualidades dos colaboradores para que eles sigam replicando aquele comportamento e engajem toda a equipe. Esse apoio é fundamental e traz confiança para superar eventuais adversidades”, finaliza.