Written by 07:39 Cultura, Literatura, Notícias Views: 5

Escritora publica romance sáfico para derreter o coração igual queijo quente

A escritora e ilustradora Deya Muniz abre debates bem-humorados sobre feminismo e proteção animal em Graphic Novel com protagonismo lésbico publicada pela Plataforma21.

Crédito: VR Editora – Plataforma21/Olivia Leigh

Ser mulher nunca foi fácil, ainda mais no reino em que é lei casar-se para ter direito à herança.

Mas Lady Camembert, filha única de um senhor muito rico, não está interessada na vida conjugal, muito menos com um homem.

Quando o pai fica doente e não consegue arrumar um marido para a moça, ela precisa seguir um plano minucioso: fingir ser um rapaz ou então perderá a fortuna da família.

É por meio desse impasse que o leitor conhece a protagonista da Graphic Novel A Princesa e o Queijo Quente, escrita e ilustrada pela quadrinista carioca Deya Muniz.

Após a morte do pai, Lady Camembert se disfarça de homem e se muda para a capital do Reino de Fromage.

Lá, iniciará uma nova vida reclusa como Conde Camembert, longe de quase todos que a conhecia, exceto por Feta, uma grande amiga e confidente.

No entanto, o tédio de ficar apenas em casa a faz quebrar algumas regras, e a jovem decide ir ao baile da Princesa Brie.

É então que o improvável acontece: ela se apaixona pela herdeira do trono.

Em meio a segredos, amor, amizades verdadeiras e muitos sanduíches de queijo quente, quanto mais Camembert se aproxima de Brie, mais percebe ser inevitável esconder quem realmente é.

Em meio aos dilemas da personagem e de momentos divertidos, Deya Munizpropõe um debate inspirador sobre a importância do feminismo, da proteção à causa animal, moda consciente e dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+.

Inspirado na própria vivência com a esposa, que conheceu em um mestrado nos Estados Unidos, a autora revela que esta HQ foi fundamental para compreender os momentos difíceis relacionados à própria sexualidade e identidade de gênero.

“Camembert com sua atitude tranquila quanto à expressão de gênero me permitiu explorar aspectos da minha própria identidade e expressão que eu vinha reprimindo há muito tempo.”.

Com ilustrações coloridas e uma escrita muito bem-humorada, a obra de Deya Muniz, publicada primeiramente em inglês sob o título The Princess and the Grilled Cheese Sandwichchega ao do Brasil pela Plataforma21.

A Princesa e o Queijo Quente marca a estreia da primeira história em quadrinhos do selo jovem adulto da VR Editora.

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo