A leitura abre um universo de possibilidades para as pessoas, principalmente na infância, já que tudo é novidade.
Além de entreter, os livros são fundamentais para a educação e o desenvolvimento intelectual das crianças.
Os benefícios de ler são inúmeros: aprimora o processo cognitivo, estimula a imaginação, ajuda os pequenos a compreenderem as emoções e melhora o repertório linguístico.
Antes da alfabetização, os pais já podem estimular esse contato e lerem para os filhos.
As histórias lúdicas, inclusive, podem auxiliar no desenvolvimento da criança, ajudando-a a superar medos e lidar com emoções conflitantes: mau-humor, irritação, frustração, entre outros.
Pensando no desenvolvimento intelectual, social e emocional das crianças, para este Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado em 2 de abril, selecionamos cinco narrativas divertidas e bem ilustradas para ler com a garotada:
O educado do Eduardo

Ah, como Eduardo é querido!
Todo mundo quer ser amigo dele e todo adulto elogia esse garoto.
O que será que ele tem de tão especial? Descubra neste livro o poder da gentileza!
Da mesma autora de Cocô, Xixi e Pum, Maíra Lot Micales apresenta em O Educado do Eduardo a história de um menino que encanta por sua educação, gratidão, gentileza e amizade.
O macaco mal-humorado

O macaco mal-humorado é a obra é perfeita para ensinar crianças a lidarem com sentimentos conflitantes.
Uma história divertida sobre como Chico Zé, o chimpanzé, encara com um dia ruim e a insistência de seus amigos animais para que ele se anime.
Escrito pela produtora de animações infantis Suzanne Lang e desenhado por seu marido, Max Lang ele foi indicado duas vezes ao Oscar.
Tem um monstro no seu livro

O músico e autor best-seller Tom Fletcher, juntamente com o ilustrador Greg Abbott, criou um monstrinho que fará os leitores se apaixonarem, quererem brincar com ele sem parar.
Tem um monstro no seu livro é perfeito para deixar os seus pequenos monstrinhos bem aconchegados antes de dormir!
O fio invisível

Assim como os adultos, boa parte das crianças não sabe como lidar com os sentimentos de separação, perda, luto e solidão.
Para ajudá-las a encarar este processo, a autora e palestrante inglesa Patrice Karst, best-seller com mais de um milhão de cópias vendida no mundo, escreveu O fio invisível para todos que têm amor no coração.
A semente da compaixão

Da autoconfiança nasce a compaixão, e da compaixão brota a força.
O 14º Dalai Lama já foi uma criança, e sua mãe, a primeira a lhe ensinar sobre compaixão.
Conhecendo a infância de Sua Santidade em A semente da compaixão, os leitores aprenderão a cultivar este sentimento e fazer crescer o amor dentro de si e no mundo.
Uma ferramenta para que as famílias transmitam às crianças o valor do amor e da compaixão, sempre necessários.