Written by 07:29 Cultura, Literatura, Notícias Views: 4

Desembargador evidencia realidade do país em lançamento literário

Doutor em Literatura e Estudos Culturais, Gustavo Tadeu Alkmim estreia em O Futuro te Espera com histórias que evocam reflexões sobre as relações interpessoais e o mundo pós-moderno.

Crédito: Divulgação/Gustavo Tadeu Alkmim

Os 23 contos de O futuro te espera, escritos por Gustavo Tadeu Alkmim, recorrem a diferentes vozes para evidenciar as complexidades das relações humanas e as múltiplas maneiras de existir no mundo em contraposição a uma sociedade efêmera.

Doutor em Literatura e Estudos Culturais, o autor narra momentos cotidianos para tratar sobre as realidades política, social, econômica e psicológica.

Em uma das histórias, um homem encara o próprio corpo morto no caixão, enquanto faz uma retrospectiva de sua trajetória, repleta de conflitos no trabalho e nos relacionamentos.

Já em outro enredo, uma família, acostumada a nunca chorar e a guardar dentro de si todas as angústias, precisa se separar para buscar uma melhor qualidade de vida.

Ao explorar o extraordinário nas experiências do dia a dia, o escritor apresenta situações que retratam as inquietações humanas sobre a morte, os problemas emocionais da sociedade atual e os medos inerentes da existência.

Para isso, ele utiliza personagens profundos e múltiplos: há uma mulher “de bem” com aversão a pessoas em situação de rua; um adulto, prestes a enterrar o pai, que não se recorda da infância; e um trabalhador que encontra conforto em uma mulher misteriosa.

Dividido em duas partes, O Sentido Trágico da Existência e E La Nave VaO futuro te espera propõe uma linguagem simples e coloquial para promover nos leitores um maior senso de familiaridade com os textos ficcionais.

O autor comenta:

“Meu livro tenta manter a ideia de uma literatura que pretende convidar o leitor a pensar sobre o mundo que o cerca, sem incorrer em textos de narrativas longas e cansativas, sem cair em uma linguagem panfletária”.

(Visited 4 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo