No Brasil, a cada cinco pessoas com deficiência visual, quatro tem Baixa Visão.
O ator Cleber Tolini é um desses casos.
E com intuito de dar mais visibilidade ao assunto, Cleber resolveu criar e atuar num espetáculo teatral que conta um pouco sobre sua vida e também apresentar um material documental original de outras pessoas em condição similar.
O Subnormal é um trabalho solo do ator que visa trazer para a cena e para o espectador uma experiência documental.
Uma história que poderia ser a de qualquer um, basta achar a melhor forma de contar.
A obra, que estará em cartaz de 3 a 31 de maio no Teatro Municipal Café Pequeno, traz a tona o assunto da Baixa Visão ou Visão Subnormal (condição de todas as pessoas que enxergam menos de 30% mesmo após correção com óculos ou lentes de contato).
Com um assunto que certamente precisa de mais visibilidade, pois as pessoas não discutem o tema e as dúvidas são várias em todas as esferas, a história é contada de um modo muito simples e direto, como uma conversa, aproximando cada vez mais o público da peça e do tema discutido.
A obra se utiliza de uma dramaturgia não linear, as cenas são curtas e a história é contada de forma fragmentada, indo e voltando no tempo.
Em vários momentos, a quarta parede é quebrada.
Ela foi concebida para palco italiano, mas por ter uma concepção técnica simples, já foi adaptada para espaços alternativos e auditórios.
O espetáculo não requer uso do “serviço” externo de audiodescrição, pois as descrições estão na narrativa na boca do próprio ator.
Estas descrições, aliadas à visita tátil e notas introdutórias, dão conta da descrição das imagens para pessoas com deficiência visual e quem mais possa se beneficiar desta estratégia.
O Teatro Municipal Café Pequeno fica localizado na Avenida Ataulfo de Paiva, 269, Leblon, Rio de Janeiro, RJ.