Written by 07:48 Cursos, Workshops e +, Economia, Educação, Notícias, Pautas sociais Views: 9

ChildFund Brasil lança edital de seleção de OSCs e oferece capital semente

Inscrições para o edital Selo Organização Parceira do ChildFund vão até dezembro e 10 organizações que atuam em defesa da criança e do adolescente serão selecionadas.

Crédito: Marcelo Martins

Com 57 anos de atuação no Brasil e empenhado em expandir seu alcance e impacto para acelerar o processo de transformação social no país, o ChildFund Brasil, que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, está lançando o edital Selo Organização Parceira do ChildFund.

Direcionado a organizações da sociedade civil (OSCs), atuantes na área de direitos das crianças e adolescentes, o edital está com inscrições abertas até o dia 05 de dezembro.

Visando aumentar o alcance, disseminar metodologias e conteúdos técnicos junto às OSCs, o ChildFund Brasil selecionará 10 organizações e oferecer treinamentos e materiais digitais para poderem aperfeiçoar e potencializar o seu trabalho de junto a crianças, adolescentes e suas famílias

As OSCs selecionadas receberão apoio por 12 meses, por meio de capacitações técnicas, em três temáticas: parentalidade lúdica e aprendizagem socioemocional para a promoção do desenvolvimento infantil, prevenção da violência online contra crianças e adolescentes, e mecanismos de proteção de crianças e adolescentes ao nível comunitário.

Os treinamentos serão no formato EaD em plataformas digitais e capacitações via Zoom.

Também será disponibilizado um curso digital em microlearning, via WhatsApp, para as organizações selecionadas inscreverem adolescentes, para aprenderem mais sobre prevenção da gravidez e da violência sexual na adolescência.

“Além da transferência de aprendizagem, vamos também eleger práticas digitais inovadoras que as OSCs selecionadas estejam realizando e selecionar as que tenham maior impacto e alcance para serem replicadas pelo ChildFund Brasil. Estamos em busca de estratégias com grande poder de transformação social e com grande alcance”, explica Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil.

30 mil reais de capital semente

As OSCs selecionadas, além de firmar a parceria com o ChildFund Brasil, vão ter acesso a um capital semente no valor de R$ 30 mil, para apoiar a replicação de ações relacionadas aos treinamentos que irão receber.

Ao final do período e após a entrega de relatórios de atividades, as organizações que comprovarem que incluíram os conhecimentos adquiridos em suas atividades de atendimento às crianças, adolescentes e famílias, serão certificadas com o Selo Organização Parceira do ChildFund.

O Selo poderá ser mantido após essa parceria de um ano, mediante a entrega de relatórios anuais de atividades ao ChildFund Brasil.

“Essa certificação faz parte do Ecossistema ChildFund de Transformação Social, para mobilizarmos a sociedade, em especial o Terceiro Setor com este Selo, para o Brasil ser o melhor país do mundo para ser criança. As ações promoverão o fortalecimento mútuo do ChildFund e das organizações selecionadas.”, completa Mauricio Cunha.

Como participar

As OSCs interessadas devem comprovar experiência de pelo menos três anos no desenvolvimento de atividades e projetos sociais, com atendimento direto de crianças e adolescentes/jovens em situação de vulnerabilidade social.

É necessário ser legalmente constituída como organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, ter CNPJ ativo e regular perante os órgãos públicos e possuir Estatuto Social que explicite o atendimento gratuito a este público.

Além disso, é necessário ter ao menos uma tecnologia digital para trabalho com crianças e adolescentes que potencialize os resultados e o alcance da organização (exemplo: aplicativos de celular, tecnologias de democratização do acesso ao universo digital, sistemas de aprendizagem assistida por computador, entre outros), ter estrutura e equipe formada por técnicos sociais para implementar e fazer a gestão de atividades e projetos.

Não podem participar do edital partidos políticos, sindicatos, universidades, órgãos governamentais, autarquias, empresas, fundações e institutos sociais de empresas com fins lucrativos, centros clínicos e terapêuticos, escolas particulares e públicas, entidades religiosas, instituições do sistema “S” (SENAI, SESI, SESC, SEBRAE) e organizações que já possuem parceria com o ChildFund Brasil.

 Após o encerramento das inscrições, as candidaturas serão avaliadas por um comitê composto por um grupo de colaboradores do ChildFund Brasil.

Para se inscrever, preencha o formulário de inscrição, disponível de forma online, até às 23h59, do dia 05 de dezembro de 2023.

A divulgação das organizações selecionadas será no dia 15 de janeiro de 2024, no site do ChildFund Brasil.

Dúvidas podem ser direcionadas para o e-mail recrutamento@childfund.org e o edital está disponível no site da ChildFund Brasil.

(Visited 9 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo