Crédito: ONG Forever Dog
Crianças precisam de atividades diferentes para sempre se manterem alertas, curiosas e com mais vontade de descobrir coisas novas e incríveis.
E as que são Pessoas com Deficiência (PcDs) não são diferentes nesse aspecto, muito pelo contrário.
Os pais ou responsáveis precisam aliar os cuidados médicos com brincadeiras e atividades que deixem com que se sintam à vontade para explorar o desconhecido.
Para ajudar nessa tarefa, de deixar os pequenos mais “à vontade” e livres para novos tipos de brincadeiras, uma ideia de companhia animada é um cachorro.
Tido como melhor amigo do homem, muitas raças também amam a companhia de crianças, e se divertem brincando juntos ou apenas estando ao lado, um ganhando a confiança e o coração do outro.
Os benefícios da convivência com um cachorro são inúmeros e atendem diversos tipos de necessidades, sejam elas físicas, cognitivas, mentais ou emocionais.
Os cães se comunicam com o olhar, mas, principalmente, com latidos e com o rabo.
Essas características, quando usadas durante brincadeiras, estimulam os sentidos dos pequenos.
No caso de crianças com deficiência visual, por exemplo, os cachorros auxiliam no desenvolvimento motor, emocional e social, e ajuda a desenvolver sensibilidade aos outros sentidos, conhecendo os diversos sons de um mesmo ambiente.
Os pequenos com deficiências motoras têm no cão um ajudante fofo e carismático que atua no condicionamento físico, seja por meio de brincadeiras ou até mesmo um passeio, que pode ser encarado como um exercício de força, equilíbrio e coordenação.
Os autistas também amam a companhia canina, que é um elo entre relacionamento social e empatia.
Ter um amiguinho peludo por perto também aumenta os níveis de endorfina no organismo, que reduz quadros de depressão.
Pensando nisso, a Forever Dog, uma equipe de cães sociáveis e amorosos, tem o prazer de anunciar um novo programa dedicado a levar alegria e companhia para quem necessita de cuidados especiais: visitas gratuitas de até três horas em ONGs e instituições que atendem crianças PcDs, visando proporcionar momentos felizes e estimulantes.
“Os cães da Forever Dog são conhecidos por sua docilidade e sociabilidade. Eles têm uma rotina de interação social em shoppings renomados, como Eldorado, Villa Lobos, Morumbi, Ibirapuera, Catarina Fashion Outlet e outros. Nossos cães estão prontos para compartilhar amor, carinho e momentos especiais com as crianças”, conta Silvio Guilarducci, tutor da equipe canina.
A equipe da Forever Dog é composta por sete cães incríveis, cada um com sua própria personalidade encantadora.
Grandes, peludos, engraçados, fofinhos.
São eles: Aika, uma linda Bernese de cinco anos; Zeus, o carismático Samoieda de 4,5 anos; Odin, Eros e Aton, os Malamutes brincalhões de um ano; Loki, o simpático Yakutian, Laika de um ano; e Thor, o encantador Terra Nova de quatro meses.
Segundo Guilarducci, a ideia do projeto surgiu para proporcionar momentos alegres e divertidos, diferentes das brincadeiras tradicionais, para os pequenos que precisam de um cuidado extra.
“A visita dos cães da Forever Dog é totalmente gratuita, pois nossa missão principal é levar alegria e conforto para quem precisa. Acreditamos no poder terapêutico dos animais de estimação e na importância de compartilhar amor e compaixão com aqueles que enfrentam desafios diários”, conta.
O tutor ainda explica que, embora não executem truques específicos, como dar a patinha ou se deitar a um comando, eles são animais de companhia perfeitos para alegrar crianças de todas as idades.
“Nossos cães estão em perfeitas condições de saúde e prontos para trazer alegria e amor. Queremos fazer a diferença na vida de quem precisa”.
Devido a questões logísticas, a Forever Dog pode levar entre três e quatro cães para as visitas, garantindo uma experiência agradável e segura para todos.
O novo projeto de visitação gratuita da Forever Dog está disponível para ONGs e instituições que cuidam de crianças com necessidades especiais nas regiões de São Paulo, Osasco, São Roque, Mairinque, Sorocaba, Itu e regiões próximas.
Os interessados podem entrar em contato por telefone, e-mail ou pelo direct no Instagram.