Written by 07:03 Cultura, Notícias, Sustentabilidade, Teatro Views: 21

BuZum! comemora Mês da Árvore com teatro de bonecos

Cia. que possui 12 anos de atividades e percorre o país promovendo espetáculos lúdicos e educativos se apresentará em Juquitiba e Iguape.

Cena do espetáculo Aquela Casa

Crédito: Divulgação/Buzum!

Imagina só um teatro em um ônibus cheio de cores que roda o Brasil com sua trupe! Lá tem bonecos que ganham vida e levam cultura popular brasileira, ricas histórias e possibilidades a um público infantojuvenil que se diverte aprendendo.

Esse é o BuZum!.

Em setembro a Cia. BuZum! chega às cidades de Juquitiba e Iguape (SP), com o espetáculo Aquela Casa, de 18 a 21 de setembro (segunda a quinta-feira),por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e apoio do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país.

Ao todo serão 28 apresentações gratuitas no ônibus-teatro.

No Vale do Ribeira paulista, as apresentações integram a programação da frente de Educação Ambiental do Legado das Águas em comemoração ao Mês da Árvore.

Depois de 12 anos de atividades, a companhia segue o segundo semestre de 2023 com mais uma programação cheia de diversão, alegria e ludicidade para diferentes regiões do país e gratuitamente!

Ônibus do BuZum! percorrendo o Brasil (Crédito: Divulgação/BuZum!)

Para este ano estão previstas 128 apresentações em 50 municípios, de oito estados do país (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro).

Para Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, iniciar mais um ano com centenas de apresentações programadas, em diferentes regiões do país, é uma satisfação e uma alegria muito grande.

“O propósito da cia. é percorrer o Brasil levando a magia do teatro de bonecos para crianças que, muitas vezes, nunca estiveram em um teatro. O BuZum! nasceu para promover a experiência do teatro para crianças, contribuindo, ao mesmo tempo, com a construção do conhecimento e com o aprendizado de forma lúdica”, conta a diretora.

Aprendizado fora e dentro da sala de aula

As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula.

Isso porque o BuZum! fornece para as escolas, material pedagógico para os educadores trabalharem temas transversais.

As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Sobre o espetáculo Aquela Casa

Cartaz do espetáculo Aquela Casa (Crédito: Sato do Brasil)

Aquela Casa é o primeiro espetáculo da BuZum! que explora o universo do suspense para crianças.

Em um bairro da cidade, uma casa, diferente das demais, é considerada estranha pelos vizinhos, que também acham sua moradora, Olga, estranha, já que ela é vista levando lixo para dentro de casa.

Laura e Jorge, duas crianças que adoram brincar juntas, fazem uma aposta para ver quem tem coragem de bater à porta da casa “estranha” e esperar a senhora “estranha” abrir.

Mas quando Laura entra na casa, descobre as maravilhas que Olga pode fazer com o que encontra na rua e percebe que a casa é muito divertida e sustentável!

(Visited 21 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo