Written by 07:03 Cultura, Exposição e Mostra, Notícias Views: 2

Bela Bienal anuncia sua 6ª edição

Com curadoria do conceituado Edson Cardoso, a mostra traz artistas brasileiros e finlandeses, e de outros países europeus, para falar sobre a diversidade da arte.

A BELA — Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea abre sua 6ª edição, no Centro Cultural Correios RJ (dia 06/11) e no Espaço Cultural Correios Niterói (dia 18/11), com o tema Arte, Vida e Sustentabilidade.

Com curadoria do visionário Edson Cardoso (leia-se Ava Galleria), a exposição mostra que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo.

Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.

Confirmando a importância de um evento internacional desse porte, a mostra apresenta obras de artistas brasileiros e finlandeses em sua maioria, ao lado de artistas portugueses, dinamarquês, sueco, alemão, norueguês, mexicano, italiano, francês, além de um colombiano e três argentinos.

Os trabalhos apresentam estilos diferentes, contemporâneos, que promovem um diálogo cultural entre a arte europeia e a arte latino-americana, mostrando que a distância continental convive em um mesmo espaço, especialmente quando se fala de manifestações humanas em forma de arte.

Edson Cardoso é um dos curadores mais considerados no Brasil e no exterior, tendo saído de uma comunidade do Rio para carreira na Finlândia, e é o responsável pela famosa Bela Biennal, entre outras exposições.

Sobre a Bela Bienal

A Bela Bienal (Bienal Europeia e Latina Americana de Arte Contemporânea) foi lançada em 2010 no Palácio de Cristal, na Cidade do Porto, em Portugal.

Apresentaram-se artistas provenientes da Europa e da América Latina e desde então até sua sexta edição, realizada em 2023, o evento já expôs mais de 500 artistas em todas as edições.

O tema conceitual deste ano é Arte, Vida e Sustentabilidade.

Inaugurou-se a primeira fase no Poleeni Cultural Center, no último dia 25 de maio, na Cidade de Pieksamaki, na Finlândia.

Continuara nas cidades de Varkaus e finalmente, no dia 09 de agosto, realizou a abertura em Helsinki, num dos mais importantes centros de arte e cultura finlandês, o Cable Factory, espaço que abriga dois museus, cinco galerias de arte e mais de 100 ateliês dos mais renomados artistas plásticos finlandeses.

A Bienal chega ao Brasil, entre os dias 06/11/2023 a 04/02/2024, onde será apresentada no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro e no Espaço Cultural Correios Niterói.

Além disso, haverá alguns trabalhos também na Ava Galleria Rio (Fábrica Bhering), no Parque das Ruínas — Espaço Glória Maria e no Shopping Cassino Atlântico (Galeria 221 Melinda Garcia).

A BELA Bienal foi idealizada para ser realizada na Europa e na América Latina, reunindo obras artísticas de diferentes culturas de ambos os continentes num mesmo espaço.

A ideia que move este evento pressupõe, acima de tudo, uma atitude de inquietação e ousadia com relação à criatividade, permitindo que o público possa perceber o resultado do olhar diferenciado e inovador de cada artista.

Dessa forma, viabiliza-se a abertura de uma discussão sobre o que realizam no cenário da arte contemporânea.

Culturas tão distantes geograficamente, porém, próximas do ponto de vista da força criativa.

Com objetivo de promover o diálogo cultural entre as artes europeia e latino-americana, o conjunto de trabalhos selecionados para participar da sexta edição da mostra, oferecerá um panorama representativo das principais tendências da arte contemporânea, concebidas sob técnicas distintas, praticada nos dois continentes.

O tema dos trabalhos será destacado na perspectiva de mostrar o que está sendo produzido na arte contemporânea, tendo a natureza como base de criação.

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e demais públicos.

(Visited 2 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo