Written by 07:44 Cultura, Entrevista, Notícias, Teatro Views: 10

Bate-papo com Cia BuZum! II

No mês de agosto a Cia. BuZum! celebra a Copa Feminina de Futebol com um espetáculo infantojuvenil lúdico e superdivertido e é claro que fomos saber tudo sobre ele e muito mais.

O mundo está de olho na Copa do Mundo Feminina.

E é claro que o teatro não poderia ficar de fora dessa celebração, e por isso a Cia Buzum! utilizando a técnica do Toy Theater, o Teatro de Papel, conta de maneira lúdica e divertida na peça O Mundo é Uma Bola, a história milenar da origem do futebol e sua evolução até se tornar o esporte mais popular do mundo.

Imagem da peça O Mundo é Uma Bola – Crédito: Henrique Ramos

Mariane Gutierrez, diretora de produção da Cia BuZum! nos conta tudo sobre como surgiu a peça e muito mais confira:

Victor Hugo Cavalcante: Primeiro é um prazer poder recebê-los novamente em nosso site, e gostaria de começar perguntando: Neste mês de agosto vocês realizarão quatro sessões do espetáculo O Mundo é Uma Bola, no qual conta, de maneira lúdica e divertida, a história milenar da origem do futebol e sua evolução até se tornar o esporte mais popular do mundo, como surgiu a ideia deste roteiro?

Cia Buzum!: A ideia para este roteiro surgiu em 2012, quando ganhamos a chancela do projeto Copa do Mundo FIFA 2014, porém, o espetáculo só estreou em 2014, quando sediamos a Copa do Mundo de Futebol Masculino aqui no Brasil.

Queríamos contar a história desse esporte tão popular no mundo inteiro e mostrar que ele é bem mais antigo do que a gente imagina, surgiu há cinco mil anos, na China.

Victor Hugo Cavalcante: O mundo está presenciando este ano a Copa do Mundo Feminino, para vocês da Cia Buzum! o quanto a peça infantojuvenil que vocês estrearão sobre a história deste esporte pode atrair mais crianças a assistirem a esta (e outras) Copa do Mundo Feminino, e ainda quem sabe encantar mais meninas a sonharem em serem craques do futebol?

A Cia BuZum! apoia, e muito, o futebol feminino, gostaríamos que cada vez mais meninos e meninas pelo mundo assistissem aos jogos de futebol feminino, é muito injusto a grande diferente entre as seleções, masculina e feminina de futebol.

A gente faz teatro, mas torce para que a peça plante nas pessoas a vontade de assistir aos jogos da copa do mundo feminina, ainda que o Brasil já não esteja mais entre as seleções que avançaram para as próximas fases.

Victor Hugo Cavalcante: Conte-nos como foi o processo de pesquisa para poder escrever o roteiro da peça e como vocês conseguiram convertê-lo para uma peça teatral infantojuvenil.

A gente passou alguns meses estudando tudo sobre o futebol, muitos jogos milenares, como o Cuju, que nasceu na China, não era o futebol, como conhecemos atualmente, mas um ancestral com algumas características semelhantes.

Fizemos um vasto levantamento desses esportes ao redor do mundo e traçamos um paralelo com o futebol que conhecemos hoje em dia, na verdade, encontramos muitos estudiosos que fazem esse paralelo e achamos que essa história daria um ótimo espetáculo sobre o assunto!

As crianças adoram saber essas curiosidades históricas, ainda mais de um tema que elas se interessam, como o futebol!

Victor Hugo Cavalcante: O que podemos esperar do espetáculo O Mundo é Uma Bola e das atividades oferecidas após ele no Galpão dos Bonecos?

A peça O Mundo é Uma Bola já foi apresentada em diversas cidades do país, mas nunca fizemos uma temporada em São Paulo, estamos felizes em poder apresentar esse espetáculo que é um dos grandes sucessos de público da Cia BuZum!, as crianças e os adultos adoram a peça e ficam muito animados em saber curiosidades que eles não tinham a menor ideia sobre esse esporte tão conhecido por todo o mundo.

Após a peça as crianças farão uma oficina de construção de bonecos e poderão levar seus bonecos para casa!

(Visited 10 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo