Written by 07:45 Entrevista, Notícias, Pautas sociais Views: 39

Bate-papo com Aline Odara

Recentemente o Fundo Agbara venceu o Prêmio Empreendedor Social e anunciou um evento beneficente muito especial, mas você conhece a história deste projeto? Então confira tudo o que há para saber nesta entrevista com a criadora Aline Odara.

Crédito: Divulgação

Você conhece o Fundo Agbara?

Criado pela cientista social e pedagoga Aline Odara, este é oprimeiro fundo filantrópico de mulheres negras no Brasil.

O fundo estabelecido em meio à pandemia de Covid-19 visa apoiar mulheres negras em questões econômicas e já realizou mais de 2.500 atendimentos em três anos, destacando suas iniciativas de impacto social.

O fundo que atende exclusivamente mulheres negras está empenhado em influenciar políticas públicas para promover a equidade de gênero e racial, com foco na Incidência Política.

E agora você pode conhecer mais sobre este incrível projeto e ainda saber mais sobre o Jantar Agbara: Potencializando Mulheres Negras, que ocorrerá em São Paulo em novembro e que oferece uma oportunidade para o público apoiar e contribuir para a causa do fundo.

Victor Hugo Cavalcante: Aline, obrigado por sua participação. Por favor, conte-nos como surgiu o Fundo Agbara e quais os principais objetivos do Fundo?

Aline Odara: O Fundo Agbara nasce em 01 de setembro de 2020, em meio à pandemia de Covid-19, por meio da organização de vaquinhas virtuais junto a minha rede de amigos.

O objetivo era contemplar uma mulher negra por mês com o valor arrecadado.

Em poucos meses, 600 pessoas estavam fazendo parte dessa rede de doação e, atualmente, o Fundo Agbara — 1º Fundo Filantrópico de Mulheres Negras do Brasil, tem como missão estabelecer fundo filantrópico que sustente e fortaleça o exercício dos direitos econômicos de mulheres negras em toda a sua diversidade.

Temos como valores o acolhimento, transparência, colaboração, ancestralidade e integridade.

Victor Hugo Cavalcante: Quais foram as principais realizações do Fundo Agbara até o momento para apoiar mulheres negras?

Em três anos de existência, o Fundo Agbara já realizou mais de 159 ações entre mega aula, jornadas formativas, cursos e outros.

Atendeu mais de 2.500 mulheres negras em todo o país e já investiu mais um milhão em mulheres negras e suas iniciativas com aportes financeiros.

Victor Hugo Cavalcante: De que forma a sociedade como um todo pode contribuir para apoiar mulheres negras por meio do Fundo Agbara?

Existem muitas formas de apoiar o Fundo Agbara na missão de lutar por direitos econômicos para mulheres negras.

Entre elas estão:

  • Cadastrar cartões da bandeira Visa na campanha Visa Causas, na qual, a cada vez que o cartão for usado, uma doação é direcionada para o Fundo Agbara;
  • Tornar-se uma pessoa doadora por meio da nossa plataforma da Griffa;
  • Participar das jornadas formativas oferecidas pelo Fundo Agbara;
  • Se você é líder de uma empresa com recursos para investir no social, pode contribuir investindo diretamente na estrutura do Fundo ou em nossos projetos.

Victor Hugo Cavalcante: Vocês atendem apenas mulheres negras ou algum outro público que chegue até vocês necessitando de apoio?

O atendimento é feito apenas para mulheres negras.

Victor Hugo Cavalcante: Como funciona a seleção para quem procura o Fundo Agbara, porque imagino que a demanda seja grande.

Os atendimentos acontecem por meio dos programas em que mulheres negras de todo o país podem enviar a sua inscrição.

As inscrições são abertas no nosso Instagram e pelo nosso site.

Victor Hugo Cavalcante: E quanto a políticas públicas, o Fundo Agbara também atua para impactar e/ou incentivar políticas públicas de apoio a mulheres negras?

Sim, estamos comprometidas em promover mudanças significativas nas políticas públicas em prol dos direitos econômicos de mulheres negras.

Nosso foco atual está na Incidência Política, uma área estratégica que busca influenciar as políticas governamentais em favor da equidade de gênero e racial.

Victor Hugo Cavalcante: Recentemente o Fundo Agbara venceu o Prêmio Empreendedor Social, conte para nós qual é a importância desse prêmio para a causa do Fundo e como foi essa participação?

A conquista do Prêmio Empreendedor Social é de extrema importância para o Fundo Agbara e entre as importâncias desse Prêmio, temos o reconhecimento e a visibilidade, o aumento das oportunidades de captação e parcerias, ampliação da rede de apoiadores.

Victor Hugo Cavalcante: Em novembro vocês farão um evento para captar recursos e divulgar a causa, certo? Por favor, conta tudo para a gente, como será, onde e como o público pode contribuir ou participar.

Sim! Realizaremos um evento muito especial: o Jantar Agbara: Potencializando Mulheres Negras.

Um evento de gala, que ocorrerá no dia 6 de novembro, em São Paulo, e é uma oportunidade imperdível de apoiar e contribuir para a causa do Fundo Agbara.

O jantar acontecerá no Espaço Wood Brooklin — Rua Pássaros e Flores, 405 — Brooklin, São Paulo — SP, 04704-000.

Os convites podem ser adquiridos via Sympla ou direto com a Regina no WhatsApp: (19) 99812-7613.

(Visited 39 times, 1 visits today)
Close
Pular para o conteúdo