Crédito: Reprodução da internet
Nos dias 30 de junho e 1º de julho, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promove a 10ª edição da Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Anualmente a ABP realiza o evento visando promover debates e práticas de atualização sobre emergências psiquiátricas para médicos psiquiatras, médicos de outras especialidades, residentes e estudantes de medicina, profissionais de saúde mental e áreas afins.
As emergências psiquiátricas são complicações causadas pelo agravamento de doenças mentais como tentativas de suicídio, abuso de substâncias, depressão, psicose e violência.
O número de atendimentos de casos desse tipo chega a ser de 10% a 30% anualmente em hospitais no Brasil.
“Pessoas com transtornos mentais adoecem de 2 a 3 vezes mais do que a população geral e o médico psiquiatra precisa estar preparado para lidar com
emergências já que muitas vezes ele será o primeiro profissional a reconhecer os sintomas iniciais”, explica o Dr. Leonardo Baldaçara, coordenador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP.
Além das palestras, também será realizado o curso Suporte em Emergência Psiquiátrica (SEP) com o intuito de oferecer conhecimento para profissionais de diversas áreas sobre as principais emergências psiquiátricas e a melhor forma de conduzi-las.